Em palestra para estudantes e profissionais de comunicação, promovida pela ACI, o jornalista Ethevaldo Siqueira falou sobre o analfabetismo binário e o que faz a diferença na competição tecnológica dos países.
O Papel da mídia na sociedade do conhecimento foi o tema da palestra que reuniu jornalistas e estudantes, na noite dessa terça-feira (11), no Auditório Antonieta de Barros, na Alesc, em Florianópolis. Um dos maiores especialistas da Imprensa brasileira em telecomunicações, Ethevaldo Siqueira, iniciou o encontro apresentando As Dez Alavancas que transformaram a Mídia e a Vida Humana: microeletrônica, computadores, software, internet, wirelless, fibra ótica, mass storange, nanotecnologia, networking e biotecnologia. “Essas dez alavancas fazem a diferença entre o desenvolvimento tecnológico dos países, e quem não investir, vai ficar para trás. O mundo hoje é sem fio, com bilhões de pessoas na rede global, com máquinas e robôs moleculares; tudo em rede e em linguagem binária”, disse o jornalista.
As três grandes redes da atualidade – telefonia fixa, celular e internet – também foram destaques da palestra. Em 10 anos, mais da metade da humanidade estará na web e mais de 80% serão usuários de celular. A comunicação móvel caminha para concentrar no celular essas três grandes redes. No Japão, 52% dos acessos à internet já são feitos pelo celular.
Formador de opinião, Ethevaldo Siqueira também fez críticas a falta de investimentos no Brasil, no ramo educacional e tecnológico. “O Brasil perdeu alguns ‘bondes’ e poderia estar em uma situação mais avançada tecnologicamente. Isso também é reflexo dos cortes feitos na educação pública 30 anos atrás. Esses cortes têm como resultado hoje, também, o crime organizado”, concluiu o jornalista.
Colunista do Jornal O Estado de São Paulo, revista época e rádio CBN, Ethevaldo é um dos maiores especialistas da Imprensa brasileira em telecomunicações, tecnologia da informação e economia digital, com 10 livros publicados.