Chapatis e Dosas: Meus dias na Índia, é um diário de viagem de Stefânia Forner, jovem que, aos 22 anos, participou como voluntária de um programa oferecido pela AIESEC, organização internacional de estudantes universitários presente em vários países do mundo, cujo objetivo é desenvolver atividades de caráter científico e cultural em áreas especiais do conhecimento e promover a integração e trocas significativas entre os povos. A obra será lançada no próximo dia 13 de agosto na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping a partir das 19h30.
Stefânia foi selecionada pela AIESEC, Associação Internacional de Estudantes Universitários, dentre 101 candidatos da UFSC para desenvolver um trabalho de pesquisa com crianças de rua na Índia, sob a supervisão do Dr. Kutikuppala Surya Rao, conceituado médico indiano, no período de fevereiro a setembro de 2006. Trancou a faculdade de enfermagem e se dedicou integralmente à pesquisa, que tinha como objetivo fazer um estudo comparativo sobre a contaminação por HIV/Aids entre Índia e Brasil.
O livro não apresenta as pesquisas e não tem caráter científico, mas reúne as anotações de Stefânia sobre suas impressões pessoais das experiências vividas, diferenças culturais, emoções, belezas, encantamentos, desafios e dificuldades.
“Nesta obra apresento minhas experiências nessa cultura milenar que possui padrões muito diferente dos nossos”, afirma a autora. “O trânsito no começo me despertou interesse, pois é caótico”, completa.
Mas a adaptação não foi difícil. “O povo é muito receptivo, assim como nós brasileiros, isso ajudava a acalmar a saudade da família, dos amigos, da minha terra”.
A linguagem do livro é típica de um diário: coloquial, jovem, como um bate-papo com uma amiga e por isso se destina a estudantes, jovens e todas as pessoas interessadas em conhecer diferentes culturas.
Quando questionada sobre o título do livro, Stefânia responde que foi inspirado em comidas e bebidas típicas. “É como se fosse o nosso feijão e arroz”, brinca. “O Chapatis é uma massa servida com molho e Dosas um tipo de crepe, mas muito apimentado”.
Sobre a pesquisa realizada
A pesquisa realizada na Índia foi desenvolvida em três frentes de atuação: meninos de rua, profissionais do sexo e empregadas domésticas menores de idade, sendo que o trabalho consistia em entrevistas, coleta de sangue para testar para HIV/AIDS e, principalmente prevenção da patologia.
Juntamente com esse trabalho, um segundo foi desenvolvido junto com o Dr. Kutikuppala Surya Rao, intitulado “Vulnerabilidade do paciente com HIV e Aids: Um estudo comparativo Índia e Brasil” o qual já foi apresentado em forma de pôster no IV Encontro Luso-brasileiro de Bioética, II Fórum Brasileiro de Bioética, II Encontro Luso-brasileiro de Enfermagem em 2006 e no VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids em 2008.
Os resultados do trabalho foram apresentados na Índia, noticiados em jornais e televisões do país e seus dados são utilizados em ambos os países até os dias atuais.
Sobre a autora
Stefânia Forner nasceu em 1983, na cidade de Chapecó, Santa Catarina. É graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestranda pelo Departamento de Farmacologia dessa mesma Universidade. Frequentou uma série do ensino fundamental na West Middle School de Ypislanti, Michigan, USA, e o segundo ano do ensino médio na Traverse City High School de Traverse City, Michigan, USA. Concluiu o ensino fundamental e médio no Colégio Exponencial de Chapecó, SC. Escreve poemas em inglês, alguns dos quais publicados nos Estados Unidos.
Aprecia literatura e filmes. Seus autores favoritos são: Caio Fernando Abreu, Fiodor Dostoievski, Clarice Lispector, Rubem Fonseca, Albert Camus entre outros.
Sobre o evento
Chapatis e Dosas: Meus dias na Índia (R$ 29,00; Ed. Autores Catarinenses; 158 págs.) será lançado no próximo dia 13 de agosto a partir das 19h30 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping em Florianópolis, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações: (48) 3271.6001.