No próximo dia 11 de agosto será realizado nas dependências do Hotel Majestic de Florianópolis o 1º. Seminário “Fontes de Recursos Nacionais e Internacionais”. Na ocasião será feito o lançamento do livro 103 dicas – o que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais. Promovido pelo Instituto Movimento Pró-Projetos de Santa Catarina, que há 12 anos atua na área de consultoria para empresas públicas e privadas visando à elaboração de diagnóstico com objetivo de utilizar as renúncias fiscais existentes, o seminário tem como principal objetivo apresentar um painel completo sobre o universo das fontes de recursos Nacionais e Internacionais disponíveis para investimentos em projetos nas áreas da cultura, esportes, turismo, meio ambiente, social, cid adania e responsabilidade social.
Este Seminário destina-se a dois tipos de público:
a) Empresas: Executivos de Empresas que atuam nos departamentos de RH, Marketing, Comunicação, Assuntos Corporativos, Projetos Especiais;
b) Proponentes: Pessoas Físicas e Jurídicas que atuem no terceiro setor como ONGs, Associações, Institutos, Fundações, etc.
Serão abordadas as seguintes leis de Incentivos:
1. LEI DA CARIDADE (ESTADOS UNIDOS) – Utilização de até 10% do Imposto de Renda devido nos Estados Unidos destinado a projetos de responsabilidade social no Brasil.
2. LEI FEDERAL DO ESPORTE – Utilização de até 1% do Imposto de Renda devido para projetos desportivos e/ou paradesportivos;
3. LEI ROUANET – Utilização de até 4% do Imposto de Renda devido para projetos culturais;
4. FIA (Fundo da Infância e Adolescência) – Utilização de até 1% do Imposto de Renda devido para projetos sociais nas áreas da Infância e Adolescência;
5. OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) – Utilização de até 2% do Lucro Operacional para projetos de responsabilidade social;
6. ESTADOS ICMS – Utilização de até 5% em projetos nas áreas da cultura, responsabilidade social, esporte ou turismo;
7. MUNICíPIOS ISSQN/IPTU – Utilização de até 20% em projetos culturais e esportivos;
8. PRó-EMPREGO – PRODEC (Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense) – Tem como finalidade conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais e comerciais, que vierem produzir e gerar emprego e renda no estado de Santa Catarina.
9. MARKETING RELACIONADO A CAUSAS – Elaboração de balanço social em conjunto com todos os envolvidos no negócio da empresa (clientes, colaboradores, investidores, fornecedores, comunidade etc.), utilizando as leis de incentivos fiscais vigentes no Brasil e no Exterior.
10. INCENTIVO VOLUNTáRIO – Incentivo voluntário é um conceito – fomentar causas ou projetos – a partir da iniciativa de empresas privadas e pessoas físicas empenhadas em desenvolver ações de responsabilidade social.
Dividido por módulos o seminário será apresentado pelo time de profissionais que formam o Instituto Movimento Pró-Projetos. São eles:
PALESTRA 01 – FONTES INTERNACIONAIS – Karina Ruffo – Consultora de Patrocínio- Instituto Movimento Pró-Projetos
Atuação Profissional: Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC é especialista em fontes internacionais de recursos e possui experiência profissional em gestão de patrocínio, alinhamento e formatação de projetos nas leis de incentivo nacionais e internacionais, gerenciamento de projetos, prospecção de negócios e clientes. Trabalha no Instituto Movimento Pró-Projetos desde setembro de 2007 e é co-autora do livro 103 Dicas – O que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais, editado pela Difusão Cultural do Livro – DCL lançado em 2009.
PALESTRA 02 – LEI FEDERAL DE INCENTIVO AO ESPORTE – Kátia Seadi – Consultora de Patrocínio- Instituto Movimento Pró-Projetos
Atuação Profissional: Formada em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Negócios – CESUSC é especialista nas leis de incentivo ao esporte e possui experiência profissional em prospecção de negócios e clientes; gestão de patrocínio, alinhamento e formatação de projetos nas leis de incentivo nacionais e internacionais; marketing e merchandising em eventos nacionais; área administrativa e financeira. Iniciou sua carreira como consultora de patrocínio no Instituto Movimento Pró-Projetos em maio de 2008 e é co-autora do livro 103 Dicas – O que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais, editado pela Difusão Cultural do Livro – DCL lançado em 2009.
PELESTRA 03 – GESTãO DE MARKETING E COMUNICAçãO – Wanderley Klinger – Consultor de Patrocínio- Instituto Movimento Pró-Projetos
Atuação Profissional: Formado em Administração de Empresas com extensão em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui mais de 25 anos de experiência profissional em propaganda, marketing, promoção, marketing direto, eventos e área comercial. Iniciou sua carreira em 1982 como executivo de contas da área comercial da Folha de São Paulo. Após um breve período, transferiu-se para a área de atendimento da house agency da “Folha”. Logo depois assumiu a gerência de propaganda deste conceituado jornal. Após sua saída da Folha de S. Paulo, trilhou o caminho da propaganda tendo tra balhado em várias agências de propaganda, dentre elas a Young & Rubicam do Brasil e Ogilvy, trabalhando nas áreas de Atendimento e Planejamento. Entre os anos de 2005 e 2007 gerenciou o Departamento de Marketing da Gazeta Mercantil, o maior e mais tradicional jornal de economia, negócios e finanças do Brasil.
PALESTRA 04 – GESTãO DE PATROCíNIO – Márcio Godoy – Diretor Executivo do Instituto Movimento Pró-Projetos
Atuação Profissional: Diretor Executivo do Instituto Movimento Pró-Projetos, autor do livro – A Indústria do Patrocínio junto com a Editora Empreendedor lançado em 2008. Autor do Livro 103 Dicas – O que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais, editado pela Difusão Cultural do Livro – DCL lançado em 2009 .
APRESENTAçãO ESPECIAL: Estilo Próprio Arquitetos Associados – Arquitetas Déia Girotto e Patricia Moschen – com a apresentação do case ” Creche Sustentável”
A Estilo Próprio Arquitetos Associados desenvolve projetos com responsabilidade social na área de arquitetura e urbanismo adequando condicionantes estéticos e funcionais à filosofia de desenvolver uma arquitetura inclusa e sustentável com racionalização energética e o mínimo impacto ambiental. Com esse foco desenvolveu o planejamento e o projeto da “creche sustentável” adequado a receber as diversas propostas pedagógicas e possibilidades educacionais, sendo elaborado com instalações que possibilitem a inclusão social atendendo os requisitos de acessibilidade e independência, igualdade, conforto e segurança para os pais, educadores e as próprias crianças. O projeto também leva em conta os preceitos da sustentabilidade com eficiência do uso de água e de energia, tratamento de resíduos, uso de materiais certificados, reciclagem de materiais, conforto ambiental interno para os futuros ocupantes e diversas outras medidas que garantam economia para o usuário final e preservação do meio ambiente antes, durante e após a obra.
Durante o Seminário, será lançado o livro “103 Dicas – O que toda empresa precisa saber para utilizar os incentivos fiscais”.
Por conta de uma longa experiência no desenvolvimento de projetos incentivados, na convivência diária com Empresas Patrocinadoras e na observação comportamental do mercado que Márcio Godoy decidiu escrever o livro “103 Dicas – O que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais”. Junto com Karina Ruffo, especialista em Leis Internacionais de Recursos, e Kátia Seadi, especialista na Lei Federal de Incentivo ao Esporte o livro “103 Dicas” parte do princípio que ainda hoje no Brasil, grande parte das corporações não se deu conta dos benefícios que podem ser gerados, tanto para suas marcas quanto para seus produtos, a partir de ações oriundas dos projetos baseados em leis de incentivo fiscal. Mais do que isso, percebeu?se que as companhias ainda não se estruturaram interna mente para utilizar esta poderosa ferramenta. Mas este cenário tende a se modificar a partir do exemplo dado por grandes corporações mundiais que já adotaram este procedimento como parte de seu arsenal estratégico para atingir seus objetivos mercadológicos.
O principal objetivo do livro “103 Dicas” é levar para o mundo corporativo informações imprescindíveis para que as empresas tenham um melhor entendimento da importância em adotar uma nova postura diante da sociedade e facilitar seu acesso a esta nova ferramenta de trabalho.
Com uma linguagem didática e de fácil compreensão, o livro “103 Dicas” discorre em detalhes sobre as principais leis de incentivos fiscais nacionais e internacionais como a Lei Federal de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Lei do Audiovisual, Lei Americana ou Lei da Caridade dos Estados Unidos da América, atualmente existem aproximadamente 800 leis de incentivos disponíveis chegando a soma de aproximadamente 65 Bilhões de reais ao ano. Outro capítulo importante do livro é o que relaciona os passos necessários para que as empresas possam viabilizar seus projetos próprios utilizando os incentivos fiscais. No livro o leitor também encontrará informações sobre as fontes de recursos como os Fundos Nacionais, Recursos Internacionais, além dos Recursos Estaduai s e Municipais
Dados do evento:
Data: 11 de agosto de 2009.
Local: Hotel Majestic
Horário: das 09h00 às 16:00 hs
Investimento: R$ 270,00
Faça sua inscrição pelo portal www.projetoscomatitude.com.br