A média de consumo na páscoa dos catarinenses será de R$ 158,21 por pessoa conforme pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC.
O gasto previsto é maior do que o levantado pela mesma pesquisa em 2014, que era de R$ 151,82. Isso representa uma variação positiva de 4,2%, mas inferior à inflação do período (7,7%), o que implica uma redução real de -3,5%.
Para Ademir Ruschel, gerente geral da FCDL/SC, mesmo com perda real do gasto médio, o período deverá ser bom para o comércio. Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a expectativa para as vendas de Páscoa neste ano é menor que a do ano passado.
A pesquisa
Foram entrevistadas 2.818 pessoas, entre os dias 4 e 13 de março, em sete municípios de Santa Catarina: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. As entrevistas foram feitas em locais de grande fluxo em cada cidade.
O universo abordado foi o de homens e mulheres maiores de 18 anos, residentes em zonas urbanas. Para um índice de confiabilidade de 95,5% a margem de erro foi estimada entre 4,02 e 4,77 pontos percentuais entre os municípios, com média de 4,46.