spot_imgspot_img
Florianópolis, 5 janeiro 2025
spot_imgspot_img

Estudo sobre a mobilidade urbana de Florianópolis e região será apresentado nesta terça-feira na ACIF

GeralEstudo sobre a mobilidade urbana de Florianópolis e região será apresentado nesta...
spot_img

2025: um ano de transformação e expansão consciencial

Especialistas em astrologia e Terapia Quântica apontam que 2025...

Palhoça ganha segunda loja do Brasil Atacadista

A segunda loja do Brasil Atacadista em Palhoça será...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) recebe nesta terça-feira, 31, o superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cássio Taniguchi, e Guilherme Medeiros, coordenador do projeto do Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis (PLAMUS). Eles vão falar sobre mobilidade urbana e apresentar o PLAMUS durante a reunião da diretoria executiva da entidade. O evento é aberto à participação dos associados.

Concluído em fevereiro deste ano, o PLAMUS, contratado pelo BNDES e acompanhado pela SC Parcerias, é resultado de pesquisas e entrevistas com cerca de cinco mil pessoas da região sobre hábitos, preferências e necessidades, e estabelece um perfil de mobilidade na Grande Mobilidade. O estudo é inédito no Brasil.

Cássio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba, considerada Capital exemplo quando o assunto é mobilidade urbana, é responsável por implantar algumas das soluções para o trânsito apontadas pelo estudo. Uma delas é o projeto do BRT (veículo leve sobre pneus), com corredores exclusivos.  Segundo o presidente da ACIF, Sander DeMira, com o estudo será possível aplicar corretamente as soluções para melhorar a mobilidade em Florianópolis. 

Números do IBGE, divulgados na última semana, apontam que a Grande Florianópolis concentra um número de 883 mil habitantes em 10 municípios. Nada menos do que 119,9 mil pessoas se deslocam entre cidades da região para estudar ou trabalhar (54,1 mil pessoas se movimentavam entre os municípios de Florianópolis e São José e 20,4 mil entre a capital catarinense e Palhoça).