Uma pesquisa do Instituto Mapa divulgada nesta segunda-feira, 13, revelou o perfil do visitante de Jurerê Internacional, no Norte da Ilha. O levantamento mostrou que a maioria dos turistas que visita o balneário, 24,2%, são paulistas. Na sequencia aparecem os visitantes da Capital e da Grande Florianópolis (16,4%), seguidos dos gaúchos (14,3%), argentinos (10,4%) e paranaenses (9,9%).
A pesquisa foi encomendada pelo grupo Jurerê Internacional e foram ouvidos durante os cinco dias do Carnaval turistas e moradores da cidade que apenas passam o dia no local eventualmente, sem estarem hospedados.
De acordo com o estudo, o público é formado principalmente por famílias compostas por jovens e pessoas da meia idade, a maioria delas com curso superior e boa colocação profissional.
A maioria dos visitantes é formada por famílias (73,4%), o que já havia sido comprovado em pesquisas anteriores com hóspedes de hotéis e casas de aluguel.
Mais de 63% dos entrevistados foram em locais como shopping, restaurantes, bares, cafeterias, beach clubs e no comércio em geral.
Quanto ao perfil do visitante, a percepção de que Jurerê Internacional concentra um público de melhor nível social se confirma. No quesito escolaridade, a grande maioria (62%) tem nível superior ou mais. Quanto à ocupação, 45% são empresários, gerentes e diretores de empresas ou profissionais liberais. Dos entrevistados, quase 80% vieram de veículo próprio, alugado ou táxi. Quanto à faixa-etária dos visitantes ela é bem diversificada: 36,9% têm entre 15 e 29 anos, e outros 37,8% têm entre 30 e 50 anos.
Os dados contabilizam informações de 1.482 pessoas (335 entrevistas com pessoas que responderam por seus acompanhantes ou grupos). A abordagem ocorreu em vários locais de Jurerê, principalmente na praia (70%) e no Jurerê Open Shopping (22%), das 9h às 18h30. Foram entrevistados homens e mulheres a partir dos 16 anos. Cerca de 20 temas foram abordados sobre perfil e comportamento.