A Ilha da Magia, como é conhecida e divulgada a capital de Santa Catarina, reúne praias famosas, banhos de mar, esportes náuticos, ecoturismo, turismo cultural e histórico, turismo de negócios e eventos e investimentos. Pretende, a partir desta segunda feira, acrescentar entre as referências, o Observatório do Turismo, um projeto inédito desenvolvido pela administração municipal e que vai proporcionar a compilação da mais completa base de dados e indicadores sobre o turismo da cidade.
Com este projeto, poderemos ter os dados reais do turismo, aplicando as políticas para o setor . Com o Observatório conseguiremos controlar todos os dados envolvendo os segmentos do turismo e, assim, investir em ações prioritárias, que contribuam para que Florianópolis se consolide como um dos mais importantes pólos, em especial, de eventos e negócios”, adianta Mário Roberto Cavallazzi, Secretário Municipal de Turismo.
O lançamento acontece na manhã desta segunda (27), no auditório da CDL (Rua Felipe Schmidt, 679, Centro), , A Setur vai anunciar também a pesquisa que será realizada sobre a demanda por qualificação profissional no receptivo turístico, a fim de conhecer melhor o perfil do profissional da cadeia produtiva , realizando uma proposta de capacitação que atenda as necessidades deste segmento.
Outra meta da Secretaria é a de ampliar o número de Postos de Informação ao Turista), abrindo um no Norte da Ilha e outro na Lagoa da Conceição. Os PITs serão implantados em parceria com a Associação Comercial e Industrial e os profissionais receberão treinamento qualificado e usarão uniformes para facilitar a identificação por parte do turista.
A SETUR ainda pretende lançar, em outubro, durante a FENAOSTRA, o projeto “Ostras de Florianópolis”, para a confirmação de um prato típico da cidade junto ao mercado nacional e internacional, fortalecendo tanto a produção quanto o consumo das ostras. Outra ação a ser apresentada é a de incremento das ações de promoção e divulgação do Carnaval e festas de fim de ano junto ao mercado do Mercosul; apoiar a revitalização e sinalização das trilhas ecológicas do Sul da Ilha, estimulando o turismo ecológico.
Florianópolis tem 282 anos (fundada em março de 1726) e destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), além dos muitos atrativos em praias, dunas, mangues, fortes, palácios e uma grande infra-estrutura para receber turistas de todo o país nos 423 km2 da ilha de Santa Catarina.
AE