spot_imgspot_img
Florianópolis, 5 janeiro 2025
spot_imgspot_img

Especialistas apresentam alternativas para melhoria do trânsito na Grande Florianópolis

GeralEspecialistas apresentam alternativas para melhoria do trânsito na Grande Florianópolis
spot_img

2025: um ano de transformação e expansão consciencial

Especialistas em astrologia e Terapia Quântica apontam que 2025...

Palhoça ganha segunda loja do Brasil Atacadista

A segunda loja do Brasil Atacadista em Palhoça será...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A equipe do Plamus – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis reuniu-se com o governador Raimundo Colombo, prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Jr., secretário Estadual de Planejamento, Murilo Flores, e membros das equipes técnicas do governo e do município para apresentar os detalhes e resultados do estudo e discutir as soluções para aprimorar a mobilidade da região. A reunião foi na última teraça-feira, 27. O Plamus consiste em um estudo amplo que agregou dados de pesquisas realizadas durante um ano, com levantamento de informações nos domicílios, transportes públicos, pontos de maior volume de trânsito e também junto aos turistas de verão, dentre outros. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. 

As soluções recomendadas pelo Plamus estão agrupadas em seis grandes temas: desenvolvimento orientado ao transporte; reestruturação do transporte coletivo de forma integrada para toda a região metropolitana; priorização de modais não motorizados; gestão da demanda; regulação do transporte de mercadorias; expansão da capacidade viária e gestão de tráfego. Tendo em vista que algumas ações estruturantes podem levar mais tempo para apresentarem resultados, é importante que se desenvolvam ações de caráter mais imediato. Nesse contexto surgiu a proposta e a discussão das faixas reversíveis nas pontes e na Via Expressa de acesso à Ilha, que está sendo avaliada, junto a outras medidas de curto prazo igualmente importantes.

O vice-presidente da Strategy &, empresa integrante do consórcio responsável pelo desenvolvimento do estudo, Carlos Eduardo Gondim, reforçou a importância das etapas futuras para que as propostas do plano sejam adequadamente implementadas. “Para se colocar em prática as soluções, tanto imediatas quanto de mais longo prazo, que beneficiarão a região metropolitana, é da maior importância a condução destes projetos com disciplina e engajamento de todos os atores envolvidos: gestores públicos, técnicos e especialistas e sociedade civil”.

É o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis e está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em conjunto com os municípios, com apoio técnico e financeiro do BNDES. O objetivo é promover a melhoria da mobilidade urbana em 13 municípios, integrando a Região Metropolitana de Florianópolis: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.

Os estudos técnicos do Plamus visam desenvolver e aplicar uma visão abrangente sobre a mobilidade urbana – que transcenda a discussão de modais e oferta de infraestrutura -, tratar o conceito de mobilidade como a facilidade de se chegar a destinos (acessibilidade), promover sustentabilidade econômica e ambiental, estimular o crescimento inteligente e orientar o desenvolvimento urbano para um sistema de transporte coletivo mais eficaz.