Militares simulam segurança de presidentes na cidade.
Cerca de 750 integrantes do Exército estão mobilizados em um treinamento de segurança nesta terça-feira em Florianópolis. Liderados pela 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede na Capital, os militares simulam a escolta de autoridades envolvidas em um encontro fictício de presidentes na cidade.
As atividades compreendem a segurança no deslocamento das supostas autoridades entre o Aeroporto Internacional Hercílio Luz e o local onde a reunião ocorre — com a escolta de veículos e de pontos do itinerário do comboio — e a guarnição da sede do encontro.
Segundo o comandante da Brigada, General Manoel Pafiadache, o treinamento tem como objetivo integrar os órgãos envolvidos na segurança pública visando a possível realização de um evento que reúna líderes internacionais na cidade.
Pafiadache espera levantar aspectos a serem melhorados na estratégia de segurança a partir da atividade desta terça-feira, da qual também participam militares de Joinville e Curitiba (PR).
A ação ocorre em conjunto com as polícias Federal (PF), Militar Rodoviária (PMRv), Militar (PM) e Civil (PC).
Conforme o comandante, a movimentação de veículos e militares não deve interferir no trânsito no município. O exercício militar deve terminar no fim da tarde.