Florianópolis sediará dias 20 e 21 de agosto, no hotel Majestic, o simpósio “A vida medicada: Ética, Saúde Pública e Indústria Farmacêutica”, que pretende criar um espaço de discussão e de reflexão crítica sobre as novas estratégias de medicalização do sofrimento e da vida. As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 31 de julho.
A escolha dessa temática surgiu a partir de debates suscitados no II Congresso Catarinense de Saúde Coletiva, organizado por docentes e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFSC. Segundo o grupo que assumiu o desafio de dar continuidade às discussões com a organização do evento, palestrantes de diferentes áreas estão convidados para participar deste exercício de reflexão teórica, apresentando abordagens plurais para essa problemática.
De acordo com os organizadores, a proliferação de novas doenças vinculadas a condutas cotidianas, assim como a participação da indústria farmacêutica na produção de novos fármacos para doenças antes impensadas, apresenta problemas éticos e políticos extremamente relevantes para a Saúde Coletiva. Eles acreditam que a diversidade de perspectivas teóricas presentes no simpósio enriquecerá o debate e permitirá uma melhor compreensão de uma temática absolutamente atual.
Mais informações no site www.saudecoletiva.ufsc.br, e-mail saudecoletiva@ccs.ufsc.br, ou fone (48)3233-6525.