O 2º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional começa nesta quinta-feira, 9, no Hotel Cambirela, no Estreito, em Florianópolis. O evento segue até sábado, 11. O congresso é promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional (Abrafidef), com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A área da fisioterapia é dedicada ao tratamento de disfunções da pele – como queimaduras – e dos sistemas corporais ligados a ela.
O evento científico reunirá mais de 300 fisioterapeutas de todo o País. O objetivo é a atualização dos profissionais em relação ao que há de mais avençado na prevenção, tratamento e recuperação funcional do sistema tegumentar (pele), uma das áreas que mais cresce dentro da fisioterapia. O congresso proporciona ainda a troca de conhecimento e articulação entre profissionais especialistas de diferentes regiões do Brasil.
A programação científica inclui três cursos abordando novas tecnologias na área, pós-operatório de cirurgia plástica fácial e drenagem linfática em abdominoplastias. Também estão previstas 17 conferências, três mesas-redondas e sessão de temas livres, com premiação aos melhores trabalhos científicos apresentados. A abertura do congresso está marcada para as 17h30 de quinta-feira, 9, com apresentação da Orquestra Acadêmica da Udesc.