Os idosos participantes do projeto Floripa Ativa realizaram na terça-feira (23/06) uma mobilização na Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo foi reivindicar a continuidade do programa de atividade física nos centros de saúde do município e a contratação dos profissionais de Educação Física aprovados no último concurso público realizado em 2008. A intenção é ampliar e consolidar com qualidade e segurança o atendimento com atividade física que já vem ocorrendo nos últimos anos.
O Floripa Ativa é um programa de exercícios físicos que funciona desde 2006 junto aos centros de saúde do município de Florianópolis e atende cerca de cinco mil idosos que apresentam comorbidades leves e moderadas. A atividade é desenvolvida por meio de uma parceria entre a UFSC, Udesc e Prefeitura Municipal de Florianópolis.
A Secretaria Municipal de Saúde da capital se comprometeu em contratar de imediato dois profissionais de Educação Física, bem como em breve os outros oito desta área aprovados no concurso público realizado em 2008. A informação foi divulgada na terça-feira pelo secretário-adjunto Clécio Espezim, durante reunião com um grupo de idosos do Projeto Floripa Ativa.
O secretário-adjunto destacou, ainda, que serão contratados oito estagiários de Educação Física para atender o programa, mantendo o mesmo numero de vagas para estágios em Educação Física existentes no final de 2008.
Participaram da reunião também as professoras Tania Bertoldo Benedetti, da UFSC, a professora Giovana Zarpellon Mazo (Cefid/Udesc) e o professor Marino Tessari, também do Cefid/Udesc e presidente do Conselho Regional de Educação Física .
Mais informações na UFSC com a professora Tania Bertoldo Benedetti / Departamento de Educação Física /(48) 3721-8564 / 3721-9062 / benedetti@cds.ufsc.br