spot_imgspot_img
Florianópolis, 12 março 2025
spot_imgspot_img

Troféu Açorianidade 2014 premiará a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

EventosTroféu Açorianidade 2014 premiará a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
spot_img

Inspirada em obra de Suassuna, Mesoilha Teatral estreia peça “O Auto do Injustiçado”

Texto original de Cristian Menna será apresentado gratuitamente na...

Ponta dos Ganchos lança novo site a partir de nova estratégia de marketing nacional e internacional

Desenvolvido pela Spherical, parceria moderniza posicionamento e amplia presença...

Evento na UFSC discute proposta de reforma universitária no Brasil

Grandes nomes da área da educação, como Helena Nader...

Jazzinn comemora aniversário com shows e drink em dobro

O Gastrobar mais charmoso da cidade comemora seus sete...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Anualmente, o Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reconhece o trabalho de pessoas e instituições que trabalham na valorização e preservação da cultura açoriana em Santa Catarina. Em 2014, a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos está entre as 11 entidades que serão agraciadas pela premiação que será realizada no dia 8 de agosto, às 19h30, na Freguesia do Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos receberá o Troféu Ilha de São Miguel, que presta uma homenagem às instituições de ensino superior ou culturais que realizam ações em prol da cultura de base açoriana no Estado. A Irmandade foi selecionada pelo trabalho que realiza a frente da Procissão do Senhor dos Passos, maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina.

Há 248 anos a Procissão ganha as ruas do centro da capital catarinense. A festividade teve início em 1766, dois anos após uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS), ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditam os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado se tornou símbolo de devoção. A imagem tem como guardiã a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, que anualmente se mobiliza para manter viva esta tradicional festividade cristã.

A Procissão foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina em 2004 e está com processo em andamento, junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para ser registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Sobre o Troféu Açorianidade

Através do Conselho Deliberativo do NEA da UFSC foi instituído, em 1996, o Troféu Açorianidade, com objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas que trabalham em prol da cultura de base açoriana em Santa Catarina.

Com este troféu, entregue anualmente, o NEA tem procurado reconhecer a dedicação destas pessoas e instituições no zelo, em prol da causa da cultura açoriana. A escolha dos agraciados pelo troféu é feita pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos, juntamente com representantes das prefeituras municipais do litoral catarinense, universidades regionais e fundações culturais que atuam no litoral catarinense. Também participam do conselho: SETUR, IPUF, SANTUR, Arquivo Público, e Consulado Honorário de Portugal.

Na etapa final do Troféu Açorianidade 2014, participaram 30 conselheiros e 29 instituições votantes.