spot_imgspot_img
Florianópolis, 11 março 2025
spot_imgspot_img

Acadêmicos da Udesc estreiam espetáculo no fim de semana em Florianópolis

EventosAcadêmicos da Udesc estreiam espetáculo no fim de semana em Florianópolis
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

Integrado por alunos do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o grupo de danças urbanas Laut! estreará o espetáculo "Vernissage, o corpo que vira Obra" no sábado, 19, no domingo, 20, às 20h, no Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

O espetáculo mostrará uma busca pela identidade, utilizando o corpo para refletir um processo de autoconhecimento que se sucede ao longo da peça.

O grupo levará ao palco as descobertas, os testes, as inspirações e os princípios exercitados que servem como base para a construção de um corpo, de uma obra, que está num constante processo de acabamento.

Os ingressos poderão ser trocados por um quilo de alimento não perecível e estarão disponíveis três dias antes do espetáculo no CIC, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e no Teatro Governador Pedro Ivo.

Sobre o espetáculo
Com direção de Adilso Machado, bailarino do grupo Cena 11 Cia. de Dança, de Florianópolis, e com coreografias de Renan Peres e Simone Cherem, o projeto "Vernissage, o corpo que vira Obra" foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013 e trata-se de um espetáculo de danças urbanas criado sob uma leitura contemporânea.

O projeto tem, como ponto de partida, sua estreia na produção de espetáculos, por isso o uso da palavra como tema e título. "Vernissage" é um termo em francês que significa envernizamento, mas é utilizado para nominar a pré-estreia de algo ou uma mostra, que antecede a abertura de uma exposição, geralmente de obras de arte.

Esse trabalho visa fortalecer o recente hip hop experimental no cenário da dança, buscando a construção de uma nova linguagem e proporcionando uma maior liberdade artística.

Sobre o grupo

Há seis anos, o grupo iniciou suas atividades em danças urbanas, participando de festivais de dança pelo Brasil. Aos poucos, os movimentos e as leituras diferenciadas tomaram frente nas coreografias, que já não se encaixavam nas exigências a serem cumpridas nesses eventos. Descobriu-se, então, um caminho diferente a seguir.

O espetáuclo é composto, em sua maioria, por graduandos em Teatro da Udesc. como Edú Reis Neto, Giseli Balestreri, Hanna Luiza Pereira e Leandro Lunell, pelo mestrando Mário César Coelho e pela doutoranda Fabiana Lazzari.

Na ficha técnica, também constam Daniela Teixeira de Lima, Gabriel Xavier da Silva, Luri Zangelini, Maíra Assunção, Pedro Barrionuevo Nascimento, Renan Péres e Simone Cherem.