spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Florianópolis vai inaugurar centro de cultura açoriana

VariedadesFlorianópolis vai inaugurar centro de cultura açoriana
spot_img

DoshiraKorea saúda a chegada do Verão

Neste domingo, o DoshiraKorea estará de portas abertas para...

Ação social instala totens com protetor solar gratuito em sete novos pontos de Florianópolis

Iniciativa é alusiva ao Dezembro Laranja, mês de conscientização...

Mestrado em Economia será novo curso de pós-graduação da Udesc Esag

Universidade agora tem um ano para implantar o curso A...

Presentes de Natal que cabem no bolso

Confira cinco sugestões criativas e acessíveis para encantar neste...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, vai inaugurar um Centro de Tradição Açoriana, num “projeto inédito no Brasil” para valorizar e divulgar costumes, cultura e gastronomia do arquipélago dos Açores, em Portugal.

“Será um verdadeiro circuito onde o turista possa imaginar todo o desenvolvimento da cultura açoriana e traçar uma comparação entre as características dos Açores e Florianópolis”, disse o presidende da Câmara de Florianópolis, o vereador Gean Marques Loureiro.

Embora sem especificar a data concreta da inauguração, Loureiro adiantou que o centro vai ficar implantado numa “área com mais de 200 mil metros quadrados, já doada pelo governo do Estado de Santa Catarina”.

“Vamos finalizar o projeto num amplo seminário para que possa ser inaugurado em breve para termos um centro que possa ser uma referência turístico e cultural da cidade de Florianópolis”, afirmou o vereador, evidenciando as múltiplas semelhanças arquitetônicas e populacionais entre os Açores e Florianópolis.

O governador dos Açores, Carlos César, destacou que a criação do centro permite “revigorar uma relação já antiga”, entre o arquipélago açoriano e Santa Catarina, para onde milhares de açorianos emigraram.

“Vejo com muito agrado este projeto de registro e resgate da memória açoriana, com manifestações ainda hoje muito vivas em Florianópolis”, frisou Carlos César, acrescentando que a província portuguesa apoia a iniciativa.

César lembrou ainda o relacionamento entre os Açores e Santa Catarina “corrente e diário”, daí entender que o projeto “é importante para aproximar ambas as regiões, numa perspectiva de adequação das tradições à modernidade e ao que se vive hoje”.