A terceira temporada do Campeonato Brasileiro de Motonáutica, categoria Stock Boat, começa com uma etapa inédita na cidade de Florianópolis. O evento que inicia no sábado, 04 de julho, com os treinos classificatórios, será realizado no Píer da Praça Sesquicentenário – Av. Beira Mar Norte, e promete muita emoção para os apreciadores do esporte. A prova acontece no domingo, dia 5, tem início às 10h, com 20 minutos de duração da primeira bateria, seguida de exibição de esportes náuticos e recomeçando às 11h. A festa de premiação será a partir das 12h, em pódio armado em frente ao local da prova.
O Campeonato Stock Boat é o renascimento da motonáutica brasileira, de volta ao cenário esportivo nacional para dar oportunidade a novos pilotos, mecânicos e toda a cadeia produtiva deste segmento. Trata-se de uma modalidade em que os competidores têm igualdade de condições, pois o conjunto (casco e motor) é idêntico para todos. A motonáutica é praticada hoje nos principais países do mundo. No Brasil, após anos de glória nas décadas de 60 e 70, praticamente desapareceu do calendário esportivo nacional.
Em 2008, o campeonato foi realizado nas cidades de São Vicente (SP), Angra dos Reis (RJ), Vitória (ES), Niterói (RJ), Manaus (AM) e Ribeirão Pires (SP). Procurando levar o evento para locais distantes do eixo RJ x SP, a última prova seria em Florianópolis, porém, em virtude da calamidade pública que assolou o estado de Santa Catarina em novembro, a etapa foi cancelada. Assim, começar o campeonato de 2009 na Ilha da Magia tem um gostinho mais que especial. O sol e as águas calmas do oceano Atlântico, junto à Ponte Hercílio Luz, tornam o local ideal para provas inshore (em local abrigado pelos ventos) da modalidade Stock Boat.
No dia, a emoção será a velocidade dos barcos categoria Class 1, estreitos e afilados, construídos em fibra de vidro, com motores de 150 hp, que chegam a uma velocidade de até 120km/h e são considerados ecológicos e certificados pela EPA (Environmental Protection Agency). Todos os barcos são construídos seguindo rigorosamente as mesmas condições e estão dentro das normas internacionais de segurança da União Internacional de Motonáutica (UIM). O diferencial da prova é a disputa entre a melhor performance dos pilotos, que têm igualdade de condições em barcos com cascos, motores e combustível idênticos.
Quem quiser sentir a adrenalina de um piloto da Stock Boat, ainda há tempo de adquirir um barco e se inscrever para o campeonato de 2009. As informações estão no site www.stockboat.com.br, onde também é possível acessar as provas de 2008 e 2007. As próximas etapas da atual temporada estão programadas para acontecer em Brasília (julho), Manaus (agosto), São Paulo (setembro), Minas Gerais (outubro) e Vitória (novembro).
O Campeonato Brasileiro de Motonáutica, categoria Stock Boat Class 1 têm o patrocínio da Revista Náutica; apoio da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR), Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e Real Power Boats; apoio local da FESPORTE – Fundação Catarinense de Esportes; Governo do Estado de Santa Catarina, Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, Brasboats, Hotel Sofitel Florianópolis; Audi Breitkopt; produtora local BrumBrasil, Red Star Racing, Agência Antares; apoio técnico da Rio Motor Racing Club; e realização Stock Boat Promoções e Eventos Ltda.
Para mais informações sobre a prova, conferir as emoções das etapas de 2008 e 2007, acessar o site http://www.stockboat.com.br
Foto ilustrativa: Av. Beira Mar Norte (local do evento) / Deolhonailha