O Imperial Hospital de Caridade (IHC) passará a contar com uma Central de Rouparia dentro dos próximos meses. As obras, em andamento, vão beneficiar o serviço de distribuição do enxoval hospitalar nas diversas alas de internação do IHC, aperfeiçoando os processos de controle e organização das peças.
A central, que será operada pelo Serviço de Processamento de Roupa (SRP), tem como objetivo evitar que faltem roupas durante o atendimento aos pacientes e, principalmente, o desaparecimento de peças antes mesmo que estas cheguem à lavanderia (seja por furto ou extravio). São considerados enxovais hospitalares peças como roupas de cama, banho, conjuntos e pijamas cirúrgicos, capotes, aventais, campos cirúrgicos, máscaras, gorros, camisolas, edredons, colchas, entre outros.
A estrutura, que funcionará no local onde atualmente se encontra a rouparia da Ala São José, deverá ser um centro estocador, no qual a solicitação das peças será feita via sistema interno, com limite de peças que irá variar de acordo com a demanda de casa setor do IHC.
O Imperial Hospital de Caridade é um dos primeiros da região a contar com uma Central de Rouparia em suas dependências. Segundo a Gerência de Operações e Serviços da instituição, entre os pontos positivos do projeto estão maior controle operacional, aumento na produtividade, rapidez no atendimento e economia de aproximadamente 10% no custo total da lavanderia. O projeto leva a assinatura da arquiteta Inara Rodrigues, da Salutare Arquitetura.