O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina inaugura nesta quinta-feira, 3, a exposição “Festas do Espírito Santo – Uma Herança Açoriana”. A mostra faz parte da comemoração pelos 266 anos da chegada dos açorianos ao Brasil e pode ser visitada até o dia 30 de agosto no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos, no campus Trindade da UFSC. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura da UFSC e tem apoio do Governo do Açores/Direção Regional das Comunidades.
Entre as peças em exibição estão conjuntos de trajes de imperadores mirins da cidade de Florianópolis, um tambor da Folia do Espírito Santo vindo da cidade de Penha e uma Rabecaque – instrumento usado nas cantorias do Divino que veio da cidade de Imaruí, no litoral sul de Santa Catarina. A Bandeira do Divino Espírito Santo, maior símbolo desta manifestação, é originária da cidade de Itajaí e também estará exposta. Já a Coroa, o Cetro e a Salva em prata lavrada são originários da Ilha Terceira/Arquipélago dos Açores. Fotografias das festas do Espírito Santo em São José, Florianópolis, Penha e Imbituba completam a mostra. As peças em exibição foram selecionadas pelo coordenador do NEA, Joi Cletison.
O tema da exposição reflete uma das principais heranças culturais dos povoadores açorianos. O Culto ao Divino Espírito Santo, conhecido em Santa Catarina como Festas do Divino Espírito Santo, é realizado em mais de 50 celebrações no litoral do Estado, 14 delas em Florianópolis.