spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Criança que venceu câncer é o símbolo do McDia Feliz 2009, que pretende arrecadar R$ 12 milhões

MarketingCriança que venceu câncer é o símbolo do McDia Feliz 2009, que...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Em Florianópolis, a Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Joana de Gusmão será a entidade beneficiada pela campanha.

A edição 2009 do McDia Feliz, maior campanha do país em prol das crianças e adolescentes com câncer, terá um rosto diferente: a menina Caroline Valença Medeiros, de 11 anos. Ela será a grande estrela da campanha de divulgação da iniciativa que irá ao ar em todo o país.

Caroline foi tratada em São Paulo, no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), uma das 100 instituições já beneficiadas pelo Instituto Ronald McDonald, coordenador nacional do McDia Feliz. Ela está curada de um câncer no sistema nervoso central e foi escolhida como símbolo das crianças já salvas com as doações da campanha, para enfatizar que se há 30 anos, a chance de cura era de 15% em média, atualmente ela pode chegar a 85%, quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada adequadamente.

Este ano a meta do McDia Feliz, marcado para 29 de agosto, é arrecadar mais de R$ 12 milhões com a venda de sanduíches Big Mac em todos os 568 restaurantes McDonald’s brasileiros, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior.

Em 2008, o McDia Feliz arrecadou R$ 11.524.268,99 com a venda de aproximadamente 1,5 milhão de sanduíches Big Mac. Desde a primeira edição do McDia Feliz, em 1988, já foram arrecadados mais de R$ 90 milhões. “Atingida a meta de 2009, a campanha superará a marca de R$ 100 milhões em doações realizadas. Todo este valor já possibilitou mais de 300 construções e reformas de hospitais e alas dedicadas à criança e ao adolescente com câncer, mais de 120 construções e reformas de ambulatórios e quimioterapia, e foram adquiridos cerca de 100 veículos e equipamentos para tratamento, entre outros projetos que beneficiam a cada ano mais de 30 mil crianças e familiares atendidos nas instituições participantes” comemora Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

“Promovemos o McDia Feliz no Brasil há mais de 20 anos, uma campanha que hoje envolve mais de 65 mil pessoas, entre funcionários, fornecedores, franqueados e voluntários. Além de proporcionar fundos para que as instituições beneficiadas possam oferecer um tratamento de qualidade às crianças, a campanha tem o objetivo de incentivar o diagnóstico do câncer cada vez mais cedo, o que faz com que as chances de cura possam superar os 70%”, ressalta Flávia Vigio, Vice-Presidente de Comunicação da Arcos Dourados, empresa que gerencia os restaurantes McDonald’s na América Latina.

Os tíquetes antecipados de sanduíches Big Mac para o McDia Feliz já podem ser adquiridos. Os interessados em adquirir tíquetes ou se tornar voluntários da campanha devem entrar em contato com as instituições beneficiadas, indicadas no site www.instituto-ronald.org.br.

Em Santa Catarina as instituições beneficiadas são a Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis e o Hospital São José em Joinville. Em Florianópolis todo o dinheiro arrecadado será utilizado para a nova construção da Nova Casa de Apoio para pacientes e familiares em tratamento no Hospital Infantil Joana de Gusmão, aumentando a capacidade de atendimento de 30 para 60 pessoas/dia. Além de dormitórios equipados, banheiros, cozinha, o empreendimento contará com brinquedoteca, biblioteca, auditório, oficina de marcenaria, sala de convívio, lavanderia e refeitórios.

Atualmente, a Casa de Apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão é o único local gratuito disponível para a acomodação de pacientes e familiares carentes de fora da Grande Florianópolis que não estejam internados, mas ainda em tratamento contra o câncer no hospital. O fluxo de pessoas que são encaminhadas para a Casa hoje é maior do que a capacidade do abrigo e há muitos anos a coordenadora da AVOS, Maria Gertrudes da Luz Gomes, 75 anos, luta pela construção de uma nova casa.

O terreno, que tem 2.615 m², foi cedido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em comodato para a Associação.

“A Casa de Apoio será um sonho concretizado e dessa forma poderemos ajudar um número maior de pessoas duplamente: primeiro por estarmos dobrando a capacidade de atendimento e também porque muitas vezes pacientes em estado não grave, que precisam de acompanhamento, mas não da internação, são encaminhados para Casa para serem tratados”, declara Maria Gertrudes.

A Associação de Voluntários, uma das mantenedoras da Casa, vem realizando outros eventos para arrecadar verba para a construção. A construção será viabilizada com os eventos realizados e com a verba arrecadada com a campanha do McDia Feliz dos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009.

Sobre o Instituto Ronald McDonald

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos que promove e apóia ações em prol de crianças e adolescentes com câncer. O principal objetivo do Instituto é aumentar o índice de cura do câncer infanto-juvenil e sua maior fonte de arrecadação para essa finalidade é o McDia Feliz. O Instituto coordena a campanha e a verba arrecadada, repassando as doações para projetos apresentados por instituições beneficentes de todo o país que cuidam de crianças e adolescentes com câncer. Os projetos são selecionados e aprovados pelo Conselho Científico do Instituto, formado por alguns dos maiores oncologistas do país, entre eles o Diretor-Geral do Instituto Nacional de Câncer. Desde a primeira edição do McDia Feliz, já foram doados mais de R$ 90 milhões de reais para o combate ao câncer infanto-juvenil, que atualmente apresenta taxas de cura superiores a 85% quando a doença é diagnosticada precocemente.

Sobre o McDonald’s Brasil

O McDonald’s é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta com 568 restaurantes e 57 McCafé no Brasil. Há 30 anos atuando no país, a rede está presente em 138 cidades, localizadas em 22 estados e no Distrito Federal.

Em 2008, a empresa registrou um faturamento de R$ 3,3 bilhões, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, atendendo 1,6 milhão de clientes por dia. Esses números garantiram à empresa a oitava posição em vendas no ranking de países da corporação. O McDonald’s é um dos maiores empregadores privados do Brasil, com mais de 48 mil funcionários e uma das empresas que oferece o maior número de oportunidades de primeiro emprego.