spot_imgspot_img
Florianópolis, 5 fevereiro 2025
spot_imgspot_img

Inscrições abertas para o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

GeralInscrições abertas para o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
spot_img

Mais de 21 mil jovens passaram pelos cursos de aprendizagem do SENAI/SC em 2024

Modalidade é oportunidade de ingresso no mercado de trabalho;...

Festa das Cores agita o verão no Shopping Itaguaçu 

Evento gratuito para toda a família acontece no sábado,...

SESI inicia campanha de vacinação 2025

Iniciativa esclarece informações sobre a vacina e combate mitos...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Escolas, estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação poderão inscrever trabalhos para a 10ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero até 28 de novembro de 2014. A premiação é realizada pela da Secretaria de Políticas das Mulheres (SPM) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Educação (MEC) e a ONU Mulheres. As informações são da Agecom.

As inscrições devem ser feitas por meio do site do Prêmio. Os autores dos trabalhos premiados recebem valores em dinheiro, bolsas de estudos, equipamentos de informática e assinaturas de revistas acadêmicas.

Atualmente, a premiação se divide em cinco categorias contempladas: estudante do ensino médio; estudante de graduação; graduado, especialista e estudante de mestrado; mestre e estudante de doutorado; e escola promotora de igualdade de gênero. Os autores recebem valores em dinheiro, bolsas de estudos, equipamentos de informática e assinaturas de revistas acadêmicas.

Cada categoria segue pré-requisitos específicos. No caso dos estudantes de graduação é preciso enviar a ficha de inscrição preenchida, currículo atualizado em Plataforma Lattes, artigo científico elaborado pelo estudante durante o curso de graduação, além do resumo do artigo que deve possuir entre 500 e 1.000 palavras. Acesse o regulamento completo.

Sobre o prêmio

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi criado em 2005 , no âmbito do Programa Mulher e Ciência, e tem o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades entre mulheres e homens. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq/MCTI), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e da ONU Mulheres.

Trata-se de um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos. A intenção é estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil e sensibilizar a sociedade para tais questões.

Após nove edições, o concurso já recebeu mais de 26 mil inscrições e premiou diversas redações e artigos científicos dos estudantes de ensino médio, estudantes de graduação, graduados, especialistas, estudantes de mestrado, mestres e estudantes de doutorado.