spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Famílias de Florianópolis economizam 160 mil litros de água em um mês de disputa de conscientização

Meio ambienteFamílias de Florianópolis economizam 160 mil litros de água em um mês...
spot_img

ACIF conquista prêmios de excelência em gestão e inovação em Santa Catarina

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) comemora importantes reconhecimentos...

Por que escolher uma instituição financeira cooperativa?

Elas se destacam pelo impacto positivo na comunidade local...
spot_img

Compartilhe

Desde maio deste ano, a campanha Disputa de Casas está sendo realizada na cidade de Florianópolis. A ação é uma parceria das marcas Brastemp, da Whirlpool Latin America, e Finish, da Reckitt Benckiser (RB) para reduzir o consumo de água por meio de mudanças de hábitos comprovadamente eficazes, como o uso da lava-louças. Na Capital a ação conta com apoio da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e do Governo de Santa Catarina e nesta edição foram instaladas 50 lava-louças nas casas das famílias selecionadas. Até o momento, foram economizados cerca de 160 mil litros de água.

Os participantes da Disputa de Casas Florianópolis já foram orientados sobre uso racional da água e recebem visitas dos promotores da campanha para acompanhar o progresso. As 50 famílias que registrarem a maior redução do volume de água consumida, em comparação ao mesmo período de 2013, serão premiadas com lava-louças Brastemp e receberão produtos Finish por um ano. O resultado será divulgado em agosto.

Se as famílias mantiverem essa média alcançada até o momento ao longo do ano irão economizar quase 50 mil litros em 12 meses, ou seja, cinco caminhões-pipa de 10 mil litros. Essa quantidade de água economizada seria suficiente para abastecer cada uma dessas famílias por 10 anos.

A lava-louças foi o produto escolhido como um dos símbolos de economia na campanha. “A economia de água com o uso da lava-louças é real e comprovado por pesquisas, que indicam o gasto de até seis vezes menos água em relação a uma lavagem manual. Essa é uma das soluções para a estiagem de água tão comentada no país e também para o melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Sem contar na economia de tempo que o produto traz aos consumidores”, explica Armando Ennes do Valle Jr., Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool.

Os voluntários que participam da disputa são orientados a só abrirem as torneiras quando necessário e a mudar a rotina doméstica no banheiro, na cozinha, na lavanderia e em outros ambientes.

Individualmente, há famílias que conseguiram 20% de economia na conta de água em relação ao consumo no mesmo período de 2013. Em valores, há registro de economia de 24 mil litros ou cerca de R$ 300.

Disputa de Casas

A capital de Santa Catarina foi escolhida para sediar a segunda edição da disputa que descobrirá as famílias que mais economizam água.

No ano passado, a campanha foi realizada em São Roque, no interior de São Paulo, onde 780 mil litros – o equivalente a 80 caminhões pipa – foram economizados no período de dois meses em 90 casas com média de 3 a 5 moradores