Os ocupantes da ala Sul do Mercado Público de Florianópolis deverão desocupar seus espaços até às 16h do próximo sábado, 31, quando o local será interditado para o comércio pela primeira vez 86 anos de história, iniciando a montagem do canteiro de obra para restauro do espaço e adequação ao novo modelo comercial proposto pelas licitações realizadas em 2013. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
O atual Mercado Público de Florianópolis foi construído em frente à Alfândega, no ano de 1898, em substituição ao antigo mercado, que esteve situado na cabeceira da atual praça XV de Novembro, e que foi demolido em 1896, após estar em funcionamento por 45 anos.
Em 1899, foi construída a Ala Norte localizada na rua Conselheiro Mafra, e em 1928, a Ala Sul, sobre um aterro, juntamente com as torres, as pontes e o vão central.
Com a nova proposta, o Mercado Público de Florianópolis terá 111 espaços, com 54 atividades comerciais diferenciadas. Além dos 103 boxes adquiridos pelos novos concessionários, o Mercado Público terá os serviços do Sebrae, Igeof, Central de Atendimento ao Turista – CAT, Farmácia, Museu do Mercado e entidades assistenciais (Apae, Serte e Caisc).