Para alertar crianças, jovens e adultos sobre o perigo do uso de cortantes nas linhas das pipas, a Secretaria de Educação da Capital irá realizar nas escolas e creches uma semana de prevenção batizada de “Soltar pipa sem cerol também é legal”. Com palestras, teatros e orientações, as atividades ocorrerão de 7 a 11 de julho. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.
A iniciativa tem o apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), Sesc, Fundação Franklin Cascaes, Secretaria Municipal do Continente e Tractebel.
Festival de pipas
A campanha de conscientização será encerrada com um festival de pipas, no dia 12 de julho, sábado, na Beira-mar Continental. Haverá atividades culturais e orientações sobre a forma saudável da brincadeira.
O evento está programado para o período das 9 horas ao meio-dia. Presenças garantidas do Corpo de Bombeiros, fanfarra da Escola Básica Municipal José Jacinto Cardoso e do setor de entretenimento do Sesc. O músico Valdir Agostinho fará um show.
Confira as diicas divulgalgadas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura:
Atenção às dicas para botar as pipas no ar com o máximo de segurança:
– Solte pandorga apenas em campos abertos ou parques.
– Não use cerol ou linha chilena. É proibido e constitui risco fatal para as pessoas, além de problemas na rede elétrica.
– A linha chilena corta quatro vezes mais do que a linha de cerol. A técnica utiliza quartzo moído e óxido de alumínio.
– Se a pipa ou rabiola enroscarem nos fios da rede elétrica, não tente tirá-las. Ao puxar o brinquedo, os fios podem se tocar, provocando curtos-circuitos e rompimento de cabos. Isso ocasiona falta de energia e tem chances de causar acidentes fatais.
-Não suba em telhados, lajes, postes ou torres para empinar ou recuperar pipas.
– Não solte pipa em dias com chuva ou relâmpagos, isso aumenta o risco de uma descarga elétrica.