Segundo a Nasa, o volume de precipitação foi considerado um dos maiores do mundo, no período de 72 horas que antecede as 22h40 de quinta-feira,26. O volume de chuva de chuva em três dias foi superior aos 225mm, segundo leitura do Satélite. Já a estação meteorológica automática, administrada pela Eagri/Ciram, o acumulado foi de 300,8mm. O índice perdeu apenas para Scoresbysund, na Groenlândia, com 478mm.
A Defesa Civil do Estado registrou até o início da noite de domingo, 30, 41,7 mil desalojados ou desabrigados. São 39 municípios que tiveram algum tipo de prejuízo com as chuvas. Desse número, 15 já encaminharam a Defesa Civil o Decreto de Situação de Emergência.
A quantidade de chuva colocou Santa Catarina com o maior registro de precipitação da América Latina. Já a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, em Joaçaba, no Meio- Oeste, registrou 202mm no período.
A estimativa foi feita após aferição de 7.482 estações meteorológicas espalhadas pelo mundo e consideradas oficiais pela Organização Mundial de Meteorologia – OMM. A informação é da Nasa.
Previsão para a terça- feira
A massa de ar seco mantém o tempo com presença de sol com poucas nuvens em todas as regiões de Santa Catarina. Temperatura baixa pela manhã, principalmente no Planalto Sul, onde estarão próximas a 0ºC, com ocorrência de geada na região. Vento de sul a nordeste, fraco a moderado.
Tendência de 4 a 14 de julho de 2014
Conforme previsão da Epagri/ Ciram, na sexta-feira, dia 4, volta a ocorrer chuva no Oeste e Sul de SC, divisa com o RS. Entre os dias 05 e 06, e 09 e 10, mais duas frentes frias devem passar pelo Sul do Brasil, provocando chuva em SC. Após a passagem das frentes frias, a temperatura declina com a chegada de massas de ar frio.