O artista visual Leandro Serpa abre na terça-feira, dia 17, às 19h, a exposição Fanáticos na Fundação Hassis, em Florianópolis. Contemplado pelo edital Elisabete Anderle, o projeto esta circulando por Brasília, Rio, São Paulo, Minas Gerais, Portugal e Japão. Para a abertura, a Fundação também preparou a mostra Futebol em pintura, escultura e desenhos por Hassis, com curadoria de Denilson Antônio.
Conhecedor de futebol e da história da arte, Leandro propõe um jogo aberto entre as duas linguagens, fazendo inversões provocativas entre os uniformes das seleções, escalando artistas em vez de jogadores e brincando com a trajetória da bola e com as táticas do futebol.
Para a Fundação Hassis, ele traz monotipias, desenhos e jogos de botões com curadoria de Jociele Lampert. No jogo de botões, o artista vai colocar em campo duas seleções e uma delas é a Itália, que vai enfrentar Brasil. Para a equipe azzurra, estão escalados Leonardo da Vinci na camisa 10, Michelangelo como volante e Giotto no gol. O escrete canarinho vai de Victor Meirelles no gol, Nuno Ramos de zagueiro, Helio Oiticica de centroavante e o próprio Leandro Serpa como volante.
Nascido em Tijucas, o artista é o único catarinense da exposição Show de Bola, que também faz parte do projeto Fanáticos e está em circulação por Piracicaba, São Paulo e Rio de Janeiro, reunindo 95 artistas de 22 países, retratando as diferentes culturas do planeta numa tela em formato hexagonal, em alusão à bola de futebol.
Leandro é bacharel e mestrando em artes visuais pela Udesc, Universidade do Estado de Santa Catarina.