Foi inaugurada na noite desta terça-feira, 27, em Florianópolis, a Casa de Apoio Vovó Gertrudes, que prestará serviços de acolhimento de crianças e adolescentes de todo o Estado que passam por tratamento contra o câncer no Hospital Infantil Joana de Gusmão. A casa de apoio é mantida pela Associação de Voluntários de Saúde (Avos) do hospital.
A casa está localizada na Rua Rui Barbosa, 152, bairro Agronômica, em frente ao Hospital Infantil Joana de Gusmão. O imóvel construído tem 1,8 mil metros quadrados, com 20 apartamentos individuais, cozinha, copa, sala de informática, brinquedoteca, capela, lavanderia e auditório com capacidade para 50 pessoas. Cada apartamento tem capacidade para receber um paciente acompanhado por um responsável, garantindo o atendimento na casa de até 40 pessoas por dia.
O Governo do Estado participou do projeto cedendo o terreno em contrato de comodato por 20 anos e repassando R$ 700 mil para apoio às obras.
A obra completa custou cerca de R$ 2,5 milhões, sendo 52% repassado pelo McDonald´s por meio da ação McDia Feliz.
Hoje, as crianças em tratamento que chegam de outras cidades do Estado são acolhidas em uma casa menor, com dois dormitórios (com 16 beliches em cada um), mantida pela Avos há mais de 20 anos e que também será reformada para ampliação do atendimento. A Associação de Voluntários de Saúde (Avos) do Hospital Infantil Joana de Gusmão foi criada com a missão de atuar voluntariamente de forma integrada aos objetivos do hospital, visando à qualidade de vida das crianças, adolescentes e seus familiares. Veja aqui como contribuir com a associação. Mais informações pelo telefone (48) 3251-9017.