Florianópolis já aplicou 61.983 doses da vacina contra a gripe Influenza. Idosos e profissionais da saúde foram os que mais se vacinaram até o momento. A vacina está disponível em todos os centros de saúde do município e em alguns locais de grande circulação de pessoas. A campanha é feita anualmente desde 1999, com indicação de novos grupos prioritários a cada ano. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
Os dados da Vigilância Epidemiológica de vacinados são: crianças, 43,9%%; gestantes, 57,2%; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), 60,9%; idosos, 66,4%; trabalhadores da Saúde, 59,7%.
A vacina protege contra dois tipos de Influenza tipo A e um tipo de Influenza tipo B. A meta para 2014 é vacinar pelo menos 80% de cada grupo prioritário. Está prevista para este ano a aplicação de aproximadamente 120 mil doses.
A vacina está contraindiciada a pessoas com alergia a ovo ou a doses anteriores da vacina. Cidadãos que possuem alguma das doenças para as quais a vacina é recomendada receberão a vacina mediante apresentação da receita médica. Os que tomam algum tipo de medicamento que interfira no sistema imunológico devem conversar com seu médico sobre a necessidade e benefício de receber a vacina.
A apresentação da receita médica é obrigatória a todos os pacientes que se vacinem fora do centro de saúde onde sejam cadastrados e acompanhados.