A Operação Balada pela Vida, cujo objetivo principal é evitar o uso de bebida alcoólica ao volante, voltou a ser realizada pela Gurda Municipal de Florianópolis, em parceria com o Detran/SC, no final da noite de quinta-feira, 8. Até as 2 horas da manhã de sexta-feira, 9, quando terminou a operação, foram realizados quatro testes de alcoolemia, mas nenhum deles apontou índice acima do permitido. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.
Em contrapartida, a averiguação de documentos feita paralelamente resultou na apreensão de quatro veículos, no recolhimento de três carteiras de habilitação vencidas e na obrigatoriedade de um condutor retirar a película afixada nos vidros de seu carro, pois estava em desacordo com o permitido pela legislação. Além disso, um motorista foi flagrado dirigindo na contramão.
A ação foi montada embaixo da ponte Colombo Salles e contou com a participação de aproximadamente 40 agentes.
Lei Seca
A Capital está à frente das demais capitais do país quando se analisa o índice de condutores que dirigem após consumir bebida alcoólica. Além disso, segundo o Mapa da Violência 2013, o trânsito em Florianópolis é mais violento do que o das demais capitais do Sul e do Sudeste.
O Projeto Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde, incluiu a capital catarinense numa das ações articuladas pela ONU, que trabalha com a estimativa de crescimento de mortes no trânsito para algo próximo de 65% até 2020.
Desde 2013, após o endurecimento da legislação para coibir a combinação de álcool e direção, a Guarda Municipal de Florianópolis realiza sistematicamente, com o apoio do Detran, a Operação Balada pela Vida. Até hoje, já foram abordados mais de 3 mil condutores, com 245 veículos autuados por documentação irregular. Destes, 66 foram removidos ao pátio do serviço de guincho. O teste de alcoolemia (bafômetro) foi efetuado em 142 motoristas e pouco mais de 11% foram flagrados com nível acima do permitido.