O 18º Florianópolis Audiovisual Mercosul, na Universidade Federal de Santa Catarina, começa nesta sexta-feira, 23. A cerimônia de abertura, às 19h30, no Auditório Garapuvu, terá a presença de convidados do setor audiovisual e realizadores. Antes, já às 19h, no hall do Centro de Cultura e Eventos, começam as Paralelas, com a apresentação de Nelson Viana e Banda. Ao todo, o FAM 2014 vai exibir 79 filmes de 11 países, em oito mostras gratuitas.
O filme convidado que abre a Mostra de Longas Mercosul desta edição, “Amor, plástico e barulho”, de Renata Pinheiro, inicia às 20 horas, com a participação da coprodutora Leticia Friedrich, da Boulevard Filmes. O longa é uma produção do Recife, da Aroma Filmes, com Nash Laila e Maeve Jinkings (de “O Som ao Redor), no elenco. No cenário da música brega do Recife, Shelly, uma dançarina jovem e aspirante a cantora, se espelha em Jaqueline, que já fez um relativo sucesso como cantora, mas está em fim de carreira.
Este é o primeiro longa de ficção de Renata Pinheiro, cineasta que estreou seu primeiro curta, “SuperBarroco”, na Quinzena dos Realizadores de 2009, em Cannes, filme vencedor de 40 prêmios. Codirigiu também o longa documentário “Estradeiros”, com Sergio Oliveira. E “Amor, plástico e barulho” já levou diversos prêmios: Melhor Filme na Mostra do Filme Livre em fevereiro de 2014; Melhor Filme (Prêmio Abracine) e Melhor Atriz (Maeve Jinkings) no Festival Aruanda – PB em dezembro de 2013; Melhor Atriz (Maeve Jinkings), Melhor Atriz Coadjuvante (Nash Laila) e Melhor Direção de Arte (Dani Vilela) no Festival de Brasília em novembro de 2013; e Melhor Montagem (Eva Randoph) e Menção Honrosa para Maeve Jinkings no Janela Internacional de Cinema do Recife em outubro de 2013.