O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), juntamente com a Guarda Municipal e a Policia Militar de Santa Catarina, está participando do Movimento Maio Amarelo, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
A ação, que é coordenada pelo Poder Público juntamente com a sociedade civil, tem a intenção de colocar em pauta e discutir efetivamente o tema, aplicando ações e propagando o conhecimento nas mais diferentes esferas da sociedade.
Uma das ações coordenadas pelo Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes (ICETRAN), em parceria com o Centro Universitário Estácio de Sá, e a 10ª Turma de Pós-Graduação em Gestão de Trânsito, acontecerá no dia 23 de maio, das 18 às 19h30, no pátio da Universidade Estácio de Sá, em São José. Durante a ação serão distribuídos bafômetros descartáveis para os alunos e repassadas orientações sobre os riscos de dirigir sob efeito de bebida alcoólica, além de outros materiais educativos de trânsito.
Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, e não uma campanha, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o “laço amarelo” em suas ações de conscientização, tanto no mês de maio, como, na medida do possível, durante o ano inteiro.