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Florianópolis, 26 novembro 2024
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Pesquisa da Fecomercio aponta queda nas vendas no Dia das Mães em 2014

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Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) para aferir o impacto da data no varejo e os gastos dos catarinenses constatou a diminuição de 0,92% no faturamento das empresas do segmento neste ano, em relação a 2013.

"O resultado da pesquisa demonstra que, em função da atual desaceleração das economias brasileira e catarinense, o ticket médio por famílias e o volume de vendas no Estado têm crescido menos", afirmou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O volume de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC) na semana anterior à data também diminuiu 3,9%, na comparação com o mesmo período. Ao avaliar o resultado, Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC, destaca o reflexo do atual momento econômico do país.

Gasto igual

O valor médio desembolsado por pessoa foi semelhante ao de 2013 – R$ 182,97 -, isso sem descontar a inflação do período que girou em torno de 6%. Entre as sete principais cidades catarinenses, o maior gasto foi em Chapecó, com uma média de R$ 237,33, e o menor foi em Blumenau, R$ 112,48.

A forma de pagamento dominante foi à vista, responsável por 65,7% das compras, divididos entre dinheiro (17,7%), cartão de débito (11,8%) e cartão de crédito (36,2%). Já na forma de pagamento a prazo o cartão de crédito preponderou, usado em 23% das transações. O parcelamento no crediário foi de apenas 8,8%.

Foram entrevistados proprietários ou gerentes de 600 empresas nos municípios de Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Florianópolis e Itajaí, nos dias 12 e 13 de maio, logo após a data comemorativa. A metodologia aplicada foi de pesquisa quantitativa por amostragem.