O curso de Jornalismo da UFSC foi premiado em três categorias na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) realizada durante o Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, a Intercom Sul. O evento foi realizado no último final de semana no campus Pedra Branca da Unisul. As informações são da Agecom.
No total, cinco trabalhos dos estudantes da UFSC foram selecionados para a etapa regional. Os trabalhos inscritos contemplavam diversas áreas, como telejornalismo, radiojornalismo, mídia impressa e on-line.
O programa “Jornalismo em Debate”, do estudante da 6ª fase Guilherme Longo, foi o vencedor na modalidade “Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo”. Com a orientação da professora Valci Zuculoto, o programa é uma produção da disciplina Cátedra FENAJ/UFSC e tem como objetivo discutir a cobertura jornalística de temas presentes na mídia. As edições vencedoras foram as veiculadas no primeiro semestre de 2013, que abordaram temas como religião, América Latina, jornalismo esportivo e os protestos de junho/julho de 2013.
“Sinale: uma nova concepção de revista tablet para surdos”, das recém-graduadas Mariane Ventura e Mariane Chiré, foi o vencedor na categoria “Produção Multimídia”. Sob a orientação da professora Rita Paulino, as estudantes produziram uma revista bilíngue para tablets acessível a deficientes auditivos. “É a terceira vez que participo da exposição regional, e a segunda em que faço parte de uma equipe vencedora. Estamos muito felizes por ver nossos trabalhos sendo reconhecidos” conta Mariane Ventura.
O projeto de extensão do curso TJ UFSC, o telejornal diário produzido pelos estudantes do curso de Jornalismo, foi premiado na categoria “Reportagem em Telejornalismo”. A matéria “A Rotina Física do Lixeiro”, apresentada pelas alunas Gabriela Damaceno e Ana Carolina Vaz, foi veiculada no segundo semestre do ano passado, com a orientação da professora Cárlida Emerim. É o primeiro prêmio da Intercom do projeto.