Começa nesta terça-feira, 20, o 7º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, em Florianópolis. O evento vai até o dia 25 de maio com espetáculos, oficinas, palestra, diálogos, homenagem e interlocuções.
Realização da Arte Movimenta, o festival ocorrerá em nove locais diferentes da cidade, nos quais serão apresentados sete espetáculos, um internacional e um único de rua, voltado ao público infantil. O governo do Estado de Santa Catarina é um dos apoiadores por intermédio da Fundação Catarinense de Cultura.
O espetáculo de abertura, “O Tempo do Meio”, da Esther Weitzman Companhia de Dança (RJ) será apresentado no dia 20 de maio, às 21h, no Teatro Ademir Rosa.
Com 14 convidados, a programação prevê quatro oficinas, três palestras e diálogos, três lançamentos de livros, uma mostra de vídeos com 12 curtas internacionais e cinco site-specific também internacionais, além de dois documentários e 13 registros que integram o projeto Dança em Foco 10 Anos – Videodança no Brasil. O evento reunirá profissionais de dois países e quatro Estados brasileiros. A atração internacional vem da Argentina. “Maneries”, de LuisGaray& Co., coloca em cena a performer FlorenciaVecino, que trabalha o corpo como material linguístico.Garay, colombiano radicado em Buenos Aires, é reconhecido pelo seu virtuosismo e contemporaneidade de seus manifestos coreográficos.
Além da homenageada, a professora e pesquisadora Sandra Meyer, Santa Catarina estará representada com os espetáculos “Solidão Pública”, de Adilso Machado e “Sobre Expectativas e Promessas”, do Cena 11 Cia. de Dança. Neste ano, “ninhos”, performance da Balangandança Cia. (SP), faz uma associação entre dança e ecologia. Dirigido por Georgia Lengos, eleocupará o Parque Ecológico do Córrego Grande. Voltada para o público infantil, a coreografia se embasa em brincadeiras de criança, movimentos de animais e à similaridade entre diferentes espécies. A obra, única apresentação de rua do evento, é subvencionada pelo Programa Rumos Dança Itaú Cultural 2012-2014.