spot_imgspot_img
Florianópolis, 6 fevereiro 2025
spot_imgspot_img

Combate à corrupção e à lavagem de dinheiro são temas de curso na Acadêmia da Polícia Civil, em Florianópolis

GeralCombate à corrupção e à lavagem de dinheiro são temas de curso...
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

Começou nesta terça-feira, 6, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), o Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, promovidos pela Polícia Civil e a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ). A cerimônia de abertura aconteceu às 10h e contou com a participação do Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila e o Delegado Federal Roberto Biasoli – que atualmente ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional. O curso vai até o dia 9 de maio. As informações são da Assessoria de Imprensa da Polícia Civil.

O curso aborda as principais ferramentas utilizadas no combate ao crime de lavagem de dinheiro, agregando conhecimento sobre o assunto que poderá ser levado à rotina do trabalho.

Palestrantes que atuam nas áreas abrangidas pelo tema abordarão, dentre outros assuntos: Sistema Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos, técnicas especiais de investigação, análise e identificação de movimentações financeiras suspeitas, pessoas politicamente expostas, tecnologias de análises de dados, análise de dados financeiros, delitos cibernéticos, fraude à licitação, entre outros.

O treinamento é voltado para policiais civis catarinenses e demais operadores da segurança pública, além do Ministério Público, Magistrados, analistas da Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Receita Federal do Brasil, Advogados Gerais da União e Defensors Públicos.
Em seu discurso, o Delegado Federal, Roberto Biasoli salientou a integração dos profissionais da segurança para um trabalho mais efetivo. “O foco principal do debate será a asfixia financeira e a descapitalização das organizações criminosas, além do trabalho de inteligência e a rede de relação entre os policiais”, disse o Delegado Federal.

O curso é uma iniciativa da SNJ, por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), em parceria com a Polícia Civil, através do Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Academia da Polícia Civil (Acadepol), instituição de ensino superior.