spot_imgspot_img
Florianópolis, 28 novembro 2024
spot_imgspot_img

Projeto ReÓleo, da Acif, promove atividades para celebrar o Dia Mundial da Reciclagem

Meio ambienteProjeto ReÓleo, da Acif, promove atividades para celebrar o Dia Mundial da...
spot_img

​Sustentabilidade

​A certificação ambiental  Selo Eco Local Recicla entregou no...

Personalizar o cardápio é a tendência em festas de 15 anos

Hotel de Florianópolis investe em opções sob medida para...

DJI anuncia o novo DJI Mic Mini: Microfone pequeno, leve e discreto

Novo modelo pesa apenas 10 gramas, conta com cancelamento...

Modelos econômicos sustentáveis, justos e voltados ao bem-estar comum são tema de palestra gratuita

Modelos econômicos sustentáveis, sistemas financeiros éticos e o comércio...
spot_img

Compartilhe

Neste sábado será celebrado o Dia Mundial da Reciclagem. Em Florianópolis, o ReÓleo, programa de responsabilidade ambiental da ACIF, celebra a data com atuação em cidades da região metropolitana. Criado há 15 anos pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o projeto já coletou e reciclou mais de 2,6 milhões de litros de óleo vegetal e hoje colabora com a preservação ambiental de cidades como Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçú, Rancho Queimado, entre outras. Em média, o ReÓleo recolhe 30 mil litros do resíduo saturado todos os meses na Grande Florianópolis. Veja como participar no http://www.acif.org.br/reoleo.

Além do número expressivo de litros reciclados do resíduo, que deixaram de ser indevidamente despejados em rios, lagoas e lençóis freáticos – para que se tenha uma dimensão exata da importância do número, é só pensar que um litro do resíduo contamina um milhão de litros de água – o Programa também investe na formação de uma geração mais consciente. Por meio da palestra interativa “Reciclar é Educar”, que reúne musica, teatro e atividades práticas, o ReÓleo já ‘conquistou’ mais de 15 mil crianças e adolescentes.

Atualmente, o Programa ReÓleo conta com cerca de 200 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelas dez cidades da região metropolitana. Qualquer pessoa pode participar, separando seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até estes pontos de coleta. Além disso, estão cadastrados mais 1,1 mil participantes do programa, entre bares, restaurantes, hotéis, instituições de ensino e condomínios, que armazenam seu óleo vegetal para recolhimento do ReÓleo. Com a parceria da Ambietal Santos, que recicla os resíduos, o ReÓleo distribui produtos de limpeza biodegradáveis gratuitamente aos participantes do programa. “A contribuição do ReÓleo para o desenvolvimento sustentável das cidades é imensa, pois muito colabora para que as próximas gerações convivam em lugares mais saudáveis, belos e com a qualidade de vida preservada”, completa Luiz Falcão.

No ano passado, o ReÓleo recebeu homenagem da Câmara Municipal de Florianópolis em reconhecimento aos serviços prestados à cidade. Já em 2012, foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book, como a cidade que mais recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. E em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental.
O programa conta com o apoio da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).