Motoristas e cobradores do transporte público de Florianópolis retomaram as atividades por volta das 11h. Não está descartada uma nova paralisação no dia de hoje, conforme apurou a reportagem do DeOlhoNaIlha com o assessor do sindicato dos motoristas e cobradores (Sintraturb), Ricardo Freitas. A categoria realizou uma paralisação relâmpago, que começou por volta das 7h40 desta quinta-feira.
No retorno do funcionamento das atividades do transporte coletivo no Terminal de Integração do Centro da Capital (Ticen) muitos usuários pularam as catracas para acessar as plataformas. A Polícia Militar foi acionada para impedir que a situação continuasse ocorrendo.
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis divulgou uma nota defindo a paralisção como "um ato de covardia".
Confira na íntegra o comunicado da prefeitura de Florianópolis:
"A Prefeitura de Florianópolis vem a público repudiar a covarde paralisação promovida na manhã desta quinta-feira no sistema de transporte coletivo da cidade. Covarde no sentido em que, ainda no final da tarde desta quarta-feira, garantiu-se a não realização de paralisações, de forma que a população foi absolutamente surpreendida pela ação hoje.
"Esse foi um ato de covardia contra a população de Florianópolis", afirma o prefeito. "Dizer que vai haver demissões é uma completa mentira de quem, na verdade, não quer mudança no sistema", completa.
A Prefeitura reitera que não haverá demissões dos trabalhadores do transportes coletivo, sejam eles motoristas ou cobradores, garantia essa que nenhum trabalhador do setor privado desfruta.
Desligamentos só acontecerão desde que comprovada justa causa ou a pedido do funcionário, e neste única e exclusivamente com a anuência do sindicato. Tentativas de provocar o pânico entre os trabalhadores, mediante informações mentirosas, são repelidas pela administração.
A Prefeitura notificará as empresas responsáveis pelo serviço de transporte de passageiro, destacando que este é um momento de transição para um novo modelo, já licitado, que entrará em operação no dia 1º de novembro, dando início a um período de melhorias no serviço."