Até o dia 21 de abril, a exposição internacional "Quem é o Homem do Sudário?" estará no Floripa Shopping. O público poderá conferir as explicações científicas sobre os mistérios que envolvem o Sudário de Turim, um dos objetos mais estudados na história da humanidade. A mostra reconstitui a trajetória do Homem do Sudário, através de réplicas de elementos datados da antiguidade. A entrada é gratuita.
Dentro de uma gruta que remete à antiga Jerusalém, criada pelo cenógrafo da TV Globo Clécio Regis, que imprime uma atmosfera rústica ao local, os visitantes participaram de missas com padres da capital. No dia 16 de abril, último dia de celebrações, a cerimônia foi realizada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönk.
De acordo com o Padre Alexandre Paciolli, a mostra traz uma série de revelações que a ciência tem estudado a fundo e que envolveram mais de 40 cientistas em todo o mundo e quase 200 horas de trabalho em pesquisas sobre o lençol. “Química, física, numismática e biologia, quantas áreas nos levam a percorrer o passo a passo desse grande estudo, que possui representatividade no mundo. Para mim, o sudário de Turim é um grande desafio à ciência e nos ajuda a crescer em muitos campos culturais”, relata o Padre Alexandre.
“Quem é o Homem do Sudário?” traz, ainda, uma reprodução do lençol produzido em Turim, catedral da Itália onde o seu original fica permanentemente exposto. Além dos objetos, a mostra retrata, de forma dinâmica, a partir não só de painéis, mas de vídeos e infográficos, os estudos científicos que comprovam a autenticidade do tecido que envolveu o Homem do Sudário.