spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Hospital Universitário reabre UTI neonatal após reforma e ampliação

GeralHospital Universitário reabre UTI neonatal após reforma e ampliação
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Hospital Universitário (HU) reabriu sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal na última quinta-feira, 10. A UTI passou por reformas de adequação e ampliação e hoje possui 12 leitos, sendo seis de cuidados intensivos e seis de cuidados intermediários convencionais. Em dezembro de 2013, os leitos foram transferidos para outro local, em decorrência de uma infecção bacteriana, e o espaço recebeu as reformas e já atende as normas da Vigilância Sanitária.

Outro espaço que também foi reformado e recebeu novo mobiliário foi o Mãe Canguru, que aguarda a disponibilização de pessoal para seu pleno funcionamento. Em 2012, o HU foi certificado pelo Ministério da Saúde como Referência Nacional para a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido / Método Canguru.

A cada 100 partos, dez são prematuros – casos que necessitam de cuidados especiais. “Fazemos o atendimento aos prematuros, que são a maior parte da clientela, de maneira bastante humanizada. Com isso temos conseguido mais resultados de sobrevida e qualidade de vida dessas crianças e suas famílias”, afirma a diretora de Neonatologia do HU, Anelise Souto.

As obras foram financiadas por meio de recurso disponibilizado pelo Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários (REHUF). Além disso, a UTI Neonatal recebeu novas incubadoras e berços aquecidos, cujas aquisições foram viabilizadas pela Associação Amigos do HU.

Mesmo com as melhorias na infraestrutura, apenas metade da capacidade do espaço vai poder ser usada. O motivo é a falta de funcionários para atender a demanda. ”O HU tem condições de trabalhar com até 12 crianças, mas vamos trabalhar só com seis porque não temos pessoal para tocar o resto”, afirma o diretor do HU, professor Carlos Alberto Justo da Silva (Paraná).