O Espaço 1 do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, será palco da peça "Apostando na Comandante da Poeira", nesta sexta-feira, 4. A peça começa às 20h com entrada gratuita.
Dirigida por Stephan Baumgärtel, professor do Departamento de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc Ceart, a montagem estará em cartaz também no sábado, 5.
A história é originalmente um texto da autora Suzan Lori-Parks, a primeira mulher afro-americana a ganhar o Prêmio Pulitzer (2002), prêmio literário mais importante dos Estados Unidos. A montagem, interpretada por Rachel Chula e Márcio Scolmeister, recebeu o Prêmio Myriam Muniz 2012 da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
A peça é produzida pela companhia Territórios Tectônicos, formada por Baumgärtel e Mayana Marengo, performer, pesquisadora e professora de Artes Cênicas. Os dois se conheceram na Udesc e, a partir de parcerias em alguns trabalhos, encontraram desejos semelhantes com relação à realização profissional na área.
Territórios Tectônicos é um grupo de pesquisa, formação e criação em Artes Cênicas, que faz montagens de espetáculos e intervenções artísticas, além de propor projetos de arte-educação e investir na formação de seus artistas por meio do intercâmbio entre profissionais de diferentes áreas.
Sinopse
Um casal está lembrando seu passado e, com isso, mostra seu presente. Juma e Féfis dançam uma ciranda de estados afetivos e de vontades contrárias. Eles repetem e revisitam seus passos, revelando nas variações seus laços mais profundos.
Por meio de cenas curtas que se transformam abruptamente, a peça apresenta a luta de cada um por autoestima e por uma sobrevivência afetiva, revela sua relação ambígua com o machismo cotidiano e sugere reflexão sobre as forças que moldam o desejo melodramático de permanecerem juntos enquanto casal.
A encenação investe em um realismo teatralizado que dialoga com a memória audiovisual brasileira e inclui a presença do espectador em sua estética cênica.