spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Grande Florianópolis é a região do estado com pior índice de vacinação contra o HPV

SaúdeGrande Florianópolis é a região do estado com pior índice de vacinação...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Santa Catarina alcançou uma cobertura vacinal de 85% na campanha de vacinação contra o HPV realizada nas escolas entre 10 de março e 14 de abril. A meta era atingir 80% das meninas de 11 a 13 anos. A faixa etária que mais se imunizou foi a de 13 anos, com 101,76% de cobertura. Entre as meninas de 11 anos, a cobertura foi de 75,83%, e meninas de 12 anos, 79,59%. Entre as regioes do Estado, a Grande Florianópolis teve o pior índice geral de imunização, alcançando um total de 71,5%. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Os dados ainda são preliminares e estão sendo avaliados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Mesmo com o fim da vacinação nas escolas, a vacina contra o HPV continua disponível nos postos de saúde, ressalta a gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da DIVE, Vanessa Vieira da Silva. As meninas podem ser vacinadas sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos responsáveis nos postos de saúde.

De acordo com dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), já foram aplicadas 126.228 doses no Estado. A Gerência Regional de Saúde (GERSA) que mais vacinou foi a de Itajaí, que alcançou cobertura vacinal de 96,66%. A Regional de Florianópolis teve a menor cobertura, com 70,83%.

A segunda dose da vacina será aplicada seis meses após a primeira nos postos de saúde, em setembro. Em 2019, será aplicada a terceira dose. A faixa etária de vacinação em 2015 será de meninas com idade entre 9 e 11 anos. A partir de 2016, meninas com 9 anos serão vacinadas.