A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) realizou nesta terça-feira, 1, em Florianópolis, a solenidade Santa Catarina Sustentável, na qual foram apresentadas ações e resultados de projetos na área de desenvolvimento sustentável. O primeiro ato foi a assinatura do protocolo de intenções para o investimento de R$ 600 milhões na construção de um estaleiro de plataforma de petróleo em São Francisco do Sul, com previsão de término para 2018. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Em seguida, foi lançado o Mapa Hidrogeológico de Santa Catarina, uma parceria do Governo de Santa Catarina com a Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais (CPRM) – Serviço Geológico do Brasil, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia. O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio, conta que o material é um banco de dados georreferenciados, com todas as informações de hidrogeologia do Estado. “Conhecimento para ser pensado e visto de uma forma sustentável, precisa ser pensado e visto de uma forma sistêmica. Isso só é possível com um sistema de informações geográficas”, salientou.
Sampaio entregou ao secretário Paulo Bornhausen um modelo impresso do Mapa Hidrogeológico, que estará disponível para a consulta da população no www.aguas.sc.gov.br e será distribuído em cópias impressas e em DVDs para órgãos públicos.
Outro lançamento foi do Sistema de Informações Geográficas de Santa Catarina (SIG@SC), baseado no levantamento aerofotogramétrico. “O Ciasc tem a honra de implementar a ferramenta que vai proporcionar a entrega do conhecimento destas informações para a sociedade”, disse o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), João Rufino de Sales.