O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou no início do mês o projeto para revitalizar de uma área de 32 mil m² do centro de Florianópolis, transformando-a em um parque público. A proposta foi desenvolvida pelo arquiteto do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), César Floriano, e pelo paisagista José Tabacow, que trabalhou com Roberto Burle Marx na elaboração do projeto original para a Baía Sul em 1978. As informações são da Assessoria de Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
Pelo projeto, orçado em R$ 60 milhões, a área localizada próxima ao Terminal Urbano, a Praça XV e o Centro de Convenções, receberá uma passarela-jardim com 200 metros de extensão e suspensa a 6 metros de altura sobre o trânsito de veículos. A estrutura também devolverá ao Centro o contato com o mar e permitirá uma visão panorâmica dos prédios históricos.
Embaixo da passarela, além de área verde, serão instalados equipamentos públicos – como centro de informações, caixas eletrônicos e banheiros – e de lazer, como quadras, pista de skate, restaurantes e lanchonetes. Além disso, também está previsto um centro de comércio popular.