O Centro Catarinense de Reabilitação (CCR) abre suas portas nesta sexta-feira, 11, para uma atividade cultural com pacientes portadores do Mal de Parkinson que participam do Projeto de Reabilitação Neurofuncional, do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A atividade é em alusão ao Dia Mundial do Parkinson, com início às 14h. As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.
Os portadores de Parkinson são divididos em dois grupos, que no mesmo dia, realizam fisioterapia e aula de dança.
A coordenadora do projeto, Alessandra Swarowsky, destaca a importância dessas atividades para os portadores de Parkinson. “Diversos estudos na literatura mostram os benefícios da fisioterapia e da dança na Doença de Parkinson. Os pacientes relatam uma melhora na mobilidade, qualidade de vida e no humor, além da socialização com outras pessoas”, explica a professora.
Os portadores de Parkinson são divididos em dois grupos, que no mesmo dia, realizam fisioterapia e aula de dança.
A Reabilitação Neurofuncional na Doença de Parkinson é uma atividade realizada por mestrandos em Fisioterapia do projeto de extensão do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Udesc. Coordenado pela fisioterapeuta e professora da Udesc, Alessandra Swarowsky, a atividade ocorre nas terças e sextas-feiras, das 13h30min às 15h30min, no CCR, que apóia o projeto e oferece espaço para o tratamento.
Os portadores de Parkinson são divididos em dois grupos, que no mesmo dia, realizam fisioterapia e aula de dança. O projeto dura 10 meses, iniciando as atividades em fevereiro e encerrando em dezembro.
O projeto de Reabilitação Neurofuncional possui vagas para novos pacientes. Para se inscrever basta entrar em contato com o CCR pelo telefone (48) 3221-9202, ir direto à unidade ou ligar para a coordenadora do projeto, Alessandra no telefone (48) 84753759. A ação também conta com apoio da Associação de Parkinson de Santa Catarina (APASC).