A seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil discutiu, nesta quinta-feira, 27, o projeto de reforma política “Eleições Limpas”, apoiado nacionalmente pela entidade, com cerca de 500 vereadores e servidores de câmaras presentes na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A iniciativa integrou o Encontro Estadual promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC).
Durante o evento foram coletadas assinaturas em apoio ao projeto, cujos detalhes estão no site https://eleicoeslimpas.org.br.
O projeto foi apresentado pelos advogados José Sérgio Cristóvam, presidente do Comitê de Mobilização pela Reforma Política da Seccional; Mauro Prezotto, da Comissão de Direito Eleitoral; e Rogério Duarte da Silva, da Comissão de Direito Constitucional. Foram abordados pontos como financiamento de campanhas, prestação de contas, sistema eleitoral proporcional, participação das mulheres na política e propaganda eleitoral.
Antes do evento, o presidente da UVESC, Itamar Agnoletto, destacou a “oportunidade de opinar sobre a proposta de reforma apresentada pela OAB, para depois cobrar do Congresso Nacional o encaminhamento desta que é a mais importante das reformas”. Na ocasião, o deputado José Milton Scheffer (PP) representou o presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP).