spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Prefeitura adia para esta sexta-feira começo do mutirão contra a dengue em Florianópolis

GeralPrefeitura adia para esta sexta-feira começo do mutirão contra a dengue em...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O mutirão contra a dengue na região continental de Florianópolis, previsto para começar nesta quinta-feira, 27, teve a data alterada por conta das chuvas que caíram na região desde o período da madrugada. A Prefeitura mudou para sexta-feira, 28, às 9h, no Monte Cristo, o começo da programação.

A dinâmica do trabalho e o cronograma continuam os mesmos. Mais de 30 profissionais já confirmaram presença, entre eles 17 agentes de endemias.

Nos mutirões nele irão trabalhar Comcap, na limpeza, Secretaria do Continente, na fiscalização e revitalização dos bairros, Secretaria da Saúde, com a notificação de comércio irregular como ferro velho e borracharia, Secretaria da Educação, com a conscientização dentro das escolas, e a Escola de Aprendizes Marinheiros ajudando na limpeza.

As equipes permanecerão no Monte Cristo nesta sexta e sábado e retornam 15 dias depois para verificar se o trabalho se mantém. Na sequência as equipes passarão pelos bairros Capoeiras, Coloninha, Canto, Abraão e Estreito ( Confira cronograma abaixo).

A dinâmica

– Todos os bairros que apresentaram focos irão passar pelo mutirão (Capoeiras, Monte Cristo, Coloninha, Canto, Abrãao e Estreito);
– As equipes irão trabalhar juntas durante três dias em cada bairro começando por Monte Cristo e Capoeiras que têm maior número de focos;
– As equipes retornarão ao bairro visitado 15 dias após o mutirão para verificar se o trabalho realizado continua gerando bons resultados.
O trabalho em campo
Será dividido em três fases (uma fase por dia):
1º dia (fase): as equipes da fiscalização da Secretaria do Continente e Vigilância Sanitária farão uma “varredura” no bairro notificando comércio irregular, passando de casa em casa para ver se há água parada no quintal, retirando o lixo das ruas;
2º dia (fase): as equipes retornam com ajuda da Marinha e demais entidades para reforçar a limpeza e conscientizar os moradores sobre a importância do descarte correto de lixo pesado;
3º dia (fase): as equipes retornam com intuito específico de conscientização com entrega de folderes sobre como prevenir os focos e a doença e avisando a data do retorno delas no bairro.