As inscrições do Vestibular EAD da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para o curso de Pedagogia a Distância podem ser feitas em www.vestibular.udesc.br até 5 de maio, com término às 20h, prazo final também para pagar a taxa de R$ 90. As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.
Na última sexta-feira, 11, a Coordenadoria do Vestibular da Udesc divulgou os doadores de sangue que ficaram isentos de pagar a taxa e agora precisam confirmar sua inscrição na internet.
Vagas
De acordo com o edital, a seleção oferece 402 vagas em nove polos EAD: Blumenau (40), Caçador (60), Canelinha (40), Joaçaba (60), Laguna (40), Palmitos (40), Ponte Serrada (40), São José (42) e Tubarão (40).
A prioridade para o preenchimento das vagas será dos professores em exercício na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental da rede pública estadual e municipal, sem a formação superior em Pedagogia. Os candidatos aprovados começarão a ter aulas no segundo semestre.
Provas
As provas serão aplicadas em 1º de junho, das 15h às 19h30, em oito cidades de SC: Blumenau, Caçador, Canelinha, Chapecó, Florianópolis, Joaçaba, Laguna e Ponte Serrada. A confirmação dos locais de cada município será divulgada a partir de 22 de maio.
Os candidatos terão de escrever uma redação sobre atualidades e conhecimentos gerais, além de responder 30 questões objetivas: 12 de Português, dez de História e Geografia e oito de Matemática.
A lista dos classificados em primeira chamada será divulgada até 26 de junho na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, e no site do vestibular. A matrícula ocorrerá em 10 e 11 de julho.
Quarta melhor estadual do Brasil
No fim do ano passado, a Udesc foi apontada como a quarta melhor instituição estadual do País e a 18ª melhor no geral pelo ranking do Ministério da Educação (MEC), ficando atrás somente de instituições do Rio de Janeiro e São Paulo, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Se for considerado apenas o conceito médio da graduação, a Udesc sobe para a oitava posição na classificação nacional.
Os critérios incluem a média ponderada dos conceitos preliminares de curso no triênio de referência (2010 a 2012) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.