Nesta terça-feira, 15, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) retiraram de circulação mais de 140 quilos de filé de peixe congelado em um mercado de São José, na Grande Florianópolis. O produto estava fora da padronização indicada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
O file de peixe do tipo Hippoglossus Stenolepis, popularmente conhecido por Alabote, importado da China, não estava dentro do patrão de pesagem determinadas pela portaria 153/2008 do Inmetro. De acordo com o gerente de produtos pré-medidos do Imetro/SC, Marcos Silva, o produto era vendido sem o desconto do glacimanto. “Produtos pré-medidos e congelados devem apresentar, na embalagem, o peso liquido do produto”, lembra o gerente.
Produtos pré-medidos que são de consumo básico da população só podem ser comercializados em embalagens com determinadas indicações quantitativas.