O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus), lançado nesta terça-feira, 25, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, reuniu a equipe de desenvolvimento do projeto, membros do Governo do Estado, prefeitos, secretários municipais e representantes de organizações da sociedade civil. O estudo financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será feito por um consórcio de empresas nas 13 cidades que compõem a região da Grande Florianópolis. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
O objetivo do Plamus é apresentar soluções para os problemas de mobilidade urbana já que o último estudo feito sobre o tema ocorreu em 1978.
Pesquisadores do Plano fizeram o levantamento de Origem/Destino durante o veraneio para identificar onde os turistas ficaram hospedados, de onde vieram, para onde foram após a estada na praia e quais meios de transporte utilizaram. As próximas etapas são as pesquisas domiciliares, pelo site do Plamus e a realização de oficinas técnicas com a participação de agentes municipais e representantes da sociedade civil.