A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) fará acompanhamento mensal das obras de recuperação da ponte Hercílio Luz. A intenção, segundo o vice-presidente da entidade, Mário Cezar de Aguiar, é cobrar agilidade dos responsáveis pelas soluções para os problemas que eventualmente surjam em sua execução. A medida foi definida durante reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da FIESC, realizada nesta quinta-feira, 20. As informações são da Assessoria de Imprensa da FIESC.
Durante o encontro, foi apresentado pelo engenheiro Cornelius Unruh, diretor de planejamento da construtora Espaço Aberto, o estágio dos trabalhos e o cronograma para os próximos meses. Segundo Unruh, a previsão é de que a estrutura provisória de sustentação esteja pronta até a segunda quinzena de agosto, para que o peso do vão central da ponte seja transferido em setembro. A partir de então, será feita a substituição das barras de olhal e de todas as outras peças que apresentem desgaste superior a 10% de seu material.
Também presente na reunião, o engenheiro Honorato Tomelin fez uma apresentação do histórico de construção, manutenção e reforma da ponte. Segundo o especialista, o primeiro contrato de manutenção da estrutura foi assinado em 1960, 34 anos após a sua construção.