spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Senai abre inscrições para cursos gratuitos do Pronatec

OportunidadesSenai abre inscrições para cursos gratuitos do Pronatec
spot_img

ACIF promove Seminário de Arbitragem em parceria com CMAA e CIArb

Os principais desafios e avanços da arbitragem no Brasil...

CDL Florianópolis diploma presidente eleito e nova diretoria

Empresário Eduardo Koerich assume a gestão em 1º de...
spot_img

Compartilhe

O SENAI, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), está com inscrições abertas para cursos técnicos e de qualificação gratuitos. As formações são oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 4,5 mil vagas disponíveis em todo o Estado para cursos técnicos em mecânica, eletromecânica, eletrônica, alimentos, edificações, automação, produção de moda, redes de computadores, segurança do trabalho, manutenção e suporte em informática. As inscrições são realizadas nas unidades do SENAI. Mais informações acesse www.sc.senai.br/pronatec ou ligue 0800 48 1212.As informações são da Assessoria de Imprensa da Fiesc.

Além destes, há 22 mil vagas em cursos de qualificação nas áreas metalmecânica, eletroeletrônica, construção, alimentos e bebidas, têxtil e vestuário, automotiva, madeira e mobiliário, tecnologia da informação, couro e calçados, entre outras.

Os cursos técnicos têm carga horária mínima de 800 horas e capacitam profissionais para atuar na área de formação. Já os cursos de qualificação têm característica de formação continuada, com carga horária mínima de 180 horas.

Segundo pesquisa da entidade, 87,9% dos egressos dos cursos técnicos estavam trabalhando em até um ano após sua formatura. "Em Santa Catarina, 40% desses egressos têm salário entre dois e três salários mínimos e 33,1% ganham acima de três salários", salienta Arruda. O levantamento nacional do SENAI aponta que 94% das empresas brasileiras preferem contratar profissionais formados na instituição.

Podem se inscrever para os cursos técnicos estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio de escola pública ou particular, desde que bolsistas integrais. Para os cursos de qualificação, além dos estudantes, podem inscrever-se ainda trabalhadores da indústria, beneficiários de programas sociais, como bolsa-família e seguro-desemprego, pessoas com deficiência, trabalhadores em processo de reabilitação profissional (INSS) e reservistas das Forças Armadas.